Guararapes Painéis ganha liberação ambiental para ampliar unidade em SC com investimento previsto de R$ 750 milhões

O Instituto do Meio Ambiente do Estado de Santa Catarina (IMA), por meio da Coordenadoria Regional de Caçador, emitiu a Licença Ambiental Prévia (LAP) para a ampliação da empresa Guararapes Painéis S.A., fabrica de painéis em MDF situada no município de Caçador. O projeto tem investimento previsto de R$ 750 milhões e deve gerar mais de 200 empregos diretos e 800 indiretos.

A empresa Guararapes Painéis S/A possui unidade de produção de chapas em Caçador. Atualmente o empreendimento ocupa uma área útil com cerca de 210 mil m², que compreende áreas edificadas, estacionamentos, vias de circulação interna e demais setores. A ampliação prevê um aumento de 200 mil m² e contemplará a terceira linha de produção da fábrica, elevando a capacidade de 600 mil m³/ano para 1.070.000 m³/ano.

A Licença Ambiental Prévia (LAP) atesta a viabilidade ambiental, a localização e concepção do empreendimento e estabelece os requisitos básicos e condicionantes a serem atendidos nas etapas de implantação do projeto. A segunda licença, de Instalação (LAI), autoriza o início das obras. Após o término das obras, o empreendedor deve requerer a Licença Ambiental de Operação (LAO) que garante o funcionamento na nova área da empresa.




Comentários