Fonte e foto: Assessoria de Imprensa da Poli/USP - 17/10/07
Equipe da Escola Politécnica da USP participa pela 1ª vez da Maratona Eficiência Energética, evento que movimenta as universidades brasileiras e desafia os alunos a desenvolver veículos "ecologicamente eficientes". O Karódromo de Interlagos abrigará o evento, cujos modelos prometem superar o recorde de 599km/litro.
Não basta unir Inovação Tecnológica à Preocupação Ecológica
O desafio é desenvolver chassis, carroceria, ergonomia, segurança, conforto e design em um projeto harmônico e altamente eficiente. Para dar conta desses requisitos, os alunos da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (POLI/USP), por meio da Equipe POLI/MAPFRE de Milhagem e do Programa de Educação Tutorial Mecânica (PET Mecânica e MEC/SESu), desenvolveram, com o apoio da MAPFRE Seguros do Brasil, um modelo que será apresentando ao público no dia 17 de outubro de 2007, quarta-feira. Este será o primeiro veículo de economia de combustível desenvolvido por alunos da Escola Politécnica.
O veículo
Para obter o menor consumo de gasolina por quilômetro rodado, os alunos basearam-se no conceito de um veículo leve, aerodinâmico e de baixa potência, permitindo assim a utilização racional dos recursos energéicos. "Tivemos a possibilidade de aprender e vivenciar técnicas modernas de projeto e simulação, como, por exemplo, a carenagem aerodinâmica que foi desenvolvida no túnel de vento do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT)", conta Daniel Toledo, capitão da equipe e aluno do 3º ano de Engenharia Mecânica da EPUSP.
Ficha técnica
Nome: POLI/MAPFRE 07
Comprimento: 2,85 m
Largura: 0,95 m
Rodas: 3
Motor: 4 tempos a gasolina / 1 HP
Aerodinâmica: rodas carenadas
A equipe
A Equipe POLI/MAPFRE de Milhagem é composta por alunos de graduação do curso de engenharia da Escola Politécnica da USP. O projeto tem como objetivo oferecer aos alunos a vivência da engenharia de projeto e manufatura ao longo do curso, desenvolver habilidades como trabalho em grupo, liderança e gestão de projeto e principalmente formar engenheiros com a preocupação e capacidade técnica para abordar o problema da energia e o aquecimento global.
Para a construção do protóipo os alunos contaram com o apoio financeiro da MAPFRE Seguros do Brasil, que viabilizou a fabricação além de investimentos em equipamentos para as atividades do projeto ao longo do ano de 2007.
A competição
O carro estará nas pistas entre os dias 1 e 3 de novembro no Kartódromo de Interlagos em São Paulo, durante a Maratona da Eficiência Energética 2007. Na competição, protótipos de catorze universidades do país tentarão superar o recorde de 599 km/l da etapa de 2006.
A Maratona Eficiência Energética tem seu regulamento registrado na Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que também é responsável pela supervisão da competição. O evento tem como objetivo pesquisar o rendimento energético com diferentes tipos de combustão e ainda incentivar a criatividade dos futuros engenheiros automotivos quanto a soluções para as questões ambientais e energia. Todos os veículos inscritos recebem um sensor magnético, semelhante aos utilizados na Fórmula Um e na Stock Car, para permitir registrar os tempos de volta de cada veículo e o percurso realizado