Tramontina recebe crédito de R$ 304,4 milhões do BNDES para compra de máquinas e equipamentos

BNDES aprovou crédito para novo ciclo de investimentos do Grupo Tramontina, até 2023.

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) financiará as empresas do Grupo Tramontina. Com operações em todo país, o grupo, que emprega mais de nove mil funcionários, se prepara para um ciclo de investimentos até 2023. Realizadas por meio do Finame Direto, todas as operações de empréstimo disponibilizarão o valor total de R$ 304,4 milhões, que podem ser utilizados para aquisição de máquinas e equipamentos novos de fabricação nacional ou para a compra de materiais industrializados.

O grupo tem dez fábricas e exporta para 120 países. Com esse conjunto de financiamentos, o BNDES apoia não apenas o Grupo Tramontina, mas também a indústria brasileira de uma forma geral, uma vez que o crédito estimulará a aquisição de máquinas, equipamentos e materiais industrializados de fabricação nacional.

Segundo Marcos Rossi, Superintendente da Área de Indústria, Serviços e Comércio Exterior do BNDES, "essas operações com as empresas do Grupo Tramontina ilustram bem a lógica do Finame Direto, pois apoiam a expansão do cliente do Banco e ainda fortalecem a demanda por produtos de empresas nacionais de diversos portes e de vários setores da indústria de transformação”.

Para Clovis Tramontina, Presidente do Conselho do grupo, “a parceria entre Tramontina e BNDES proporcionará maior velocidade nos investimentos necessários para o aumento da capacidade produtiva das fábricas beneficiadas com este programa”. Segundo ele, “a repercussão do apoio não é apenas econômica, permitindo melhores condições de competitividade para a Tramontina, mas os reflexos são também sociais, ao gerar ocupações profissionais sofisticadas, de alto valor e que dinamizam o ecossistema de inovação nas empresas.”

Crédito

Com o BNDES Finame Direto, é possível obter limite de crédito para a compra de máquinas e equipamentos novos de cerca de 8 mil empresas nacionais diferentes. Além disso, também viabiliza a compra de diversos materiais industrializados. Os recursos podem ser utilizados por dois anos, com a possibilidade de prorrogação por mais 12 meses.  O prazo de pagamento pode chegar a 16 anos, com carência entre 3 e 36 meses. A taxa de remuneração do BNDES varia conforme o produto adquirido, com condições mais favoráveis para a aquisição de bens de baixa emissão de carbono (financiados com recursos do Fundo Clima) e de máquinas com tecnologia 4.0 (característica de serviços de manufatura avançada e de Internet das coisas).