Pesquisa mostra que apenas 3% dos RHs brasileiros já passaram por Transformação Digital

Em meio à discussão sobre como será o mundo dos negócios pós-pandemia, poucas empresas brasileiras têm todos os meios digitais para fazer essa migração, na verdade, esse número é bem pequeno, segundo nossa mensuração com lideranças de RH.

Em meio à pandemia do novo coronavírus, muitas empresas se viram diante do desafio da adaptação às mudanças decorrentes do isolamento social, como colocar os funcionários em home office sem deixar de manter a produtividade e o engajamento.

Agora, em que as empresas já discutem como vão atuar no mundo pós-pandêmico, uma pesquisa da Apdata revela que elas não estão preparadas para essa nova realidade: os dados mostram que apenas 3% das organizações do país já passaram por uma Transformação Digital. São aquelas que possuem suas estruturas de software de Recursos Humanos na nuvem ou utilizam tecnologias como Inteligência Artificial (IA) e automação.

Para fazer a pesquisa, a Apdata entrevistou 106 líderes de Recursos Humanos de diversas empresas do país entre novembro de 2019 e fevereiro deste ano.

A maioria (73%) das organizações está em algum ponto dessa transição digital - quando alguns processos permanecem manuais, enquanto outros já são digitais. Dessas, 47% já adotaram inclusive algumas tendências de Transformação Digital, como a implementação de Portais de RH, plataformas e processos automatizados, como assinatura de ponto eletrônica pelos funcionários.

Outras 22% contam apenas com sistemas internos para folha de pagamento e registro de ponto, com a maior parte das tarefas ainda manuais, como mensurações básicas de produtividade e atividades do dia a dia, que exigem a presença física no escritório.

Para Paulo Oliveira, coordenador de marketing da Apdata, a pandemia fez com que mais empresas percebessem a realidade demonstrada na pesquisa. "Antes da crise, havia um processo tímido de percepção do RH como um lugar estratégico para as organizações. Agora, no meio dela, ficou mais claro o quanto esse processo de Transformação Digital da área é fundamental não apenas para que as operações continuem no mesmo ritmo, mas para as empresas entrem no mundo pós-covid prontas para as mudanças que o mercado vai exigir", diz.


Continua depois da publicidade


"Agora, é importante que o Recursos Humanos direcione os projetos de Transformação Digital das suas organizações, porque ele está no centro da discussão desse futuro próximo, desse 'novo Normal' que está sendo tão falado pelos especialistas", completa.

Outros dados da pesquisa apontam para o status da Transformação Digital nas empresas: 74% delas ainda não usam Inteligência Artificial, enquanto outras 16% possuem algumas ferramentas com esse conceito. Quatro em cada dez lideranças (40%), enfim, dizem que não estão familiarizadas com o assunto Transformação Digital. "Nosso desafio será apontar caminhos para a Transformação Digital das empresas, porque, se por um lado há um processo lento nessa direção, por outro a gente já percebe que a pandemia fez com que elas entendessem a importância de implementá-la", finaliza Paulo.