Reputação: das novas marcas às maiores marcas de luxo

A reputação de uma marca é fundamental para que esta possa conquistar os clientes e ter sucesso. Independentemente de se tratar de uma recente loja online ou de uma das marcas mais famosas do mundo, este é um elemento fundamental. Entenda por quê o papel da reputação da marca é tão importante para um negócio.

A reputação da marca é um elemento que se constrói com o tempo e que depende de um conjunto muito alargado de circunstâncias.

Num mundo onde o setor varejista é tão importante, as estratégias para lançar uma marca próxima do consumidor e que seja capaz de conquistá-lo é fundamental.

Se a identidade é a base da marca e o primeiro passo para a construção de um futuro de sucesso, a verdade é que este elemento se une a outros, como a comunicação com os clientes, a presença nas redes sociais, as estratégias de gestão, a coerência, o profissionalismo e a capacidade de resposta (principalmente perante constrangimentos ou no que se refere às entregas de encomendas).

Se a reputação é algo que as grandes marcas precisam considerar, apesar do seu lugar já consolidado; esta corresponde também a um fator que as pequenas lojas reais e virtuais devem considerar. No caso das lojas que trabalham com dropshipping (clique aqui para conhecer alternativas de comércio eletrônico com este modelo) esta deve também ser uma preocupação, sendo que, apesar de terem uma gestão logística garantidamente eficaz, existe ainda um processo de comunicação e apresentação da marca que deve ser feito com cuidado e afinco.

Hoje, iremos apresentar algumas ideias de estratégias e posturas positivas, que podem ajudar a criar marcas bem reputadas, trazendo ainda a lista de algumas marcas de luxo valiosas, que conquistaram o público internacional construindo uma sólida reputação.

1. O papel da reputação para o e-commerce

Existem cada vez mais lojas online no Brasil e, por isso mesmo, é mais importante do que nunca que você consiga criar um distanciamento entre o seu espaço de comércio eletrônico e os demais, para que sua marca possa tornar-se visível e atrair novos clientes.


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Ainda que consiga fazer isso, criando uma boa identidade, com um nome bem identitário e um slogan e logotipo criativos; o seu trabalho para atingir os clientes e marcar de forma positiva essa interação não estará terminado.

A reputação de uma marca é o que faz com que esta seja falada entre clientes, aumentando o interesse e o número de consumidores. Quanto melhor for a reputação da marca, mais esta terá impacto junto ao público, sendo provável que gere melhores lucros para o seu gestor.

Existem vários passos a dar para a construção de uma boa reputação. Para começar, você deve trabalhar para que sua marca esteja presente nas vidas dos consumidores, o que significa que deve aproximar-se através das plataformas onde estes estão e comunicam, manifestando seus interesses e buscando as tendências: as redes sociais.

Será importante que se mantenha em permanente linha de contato com os clientes, não só mediante a atualização do website e dos perfis na mídia social mas também criando linhas (como chats ou emails) pelas quais os clientes possam contatá-lo.

O cumprimento do que ficar estipulado com o cliente, incluindo a entrega da encomenda dentro do prazo e com o rigor exigido; a facilitação de trocas e devoluções ou até a promoção de pequenos brindes que o cativem nessas entregas pode, também, gerar uma boa reputação na marca.

A reputação de uma marca de sucesso deve sempre ancorar-se em princípios como a presença, a interação, o bom gosto, a originalidade, a criatividade e a confiança.

2. Reputação e luxo: exemplos de marcas que têm tudo

O segmento das marcas de luxo atingiu um patamar de nicho que não será, certamente, para todos os consumidores. Pela sua reputação, ainda assim, tratam-se de marcas cujo nome é sonante o suficiente para fazer vibrar os seus consumidores e fazer sonhar o público em geral.

Estas marcas apostam em produtos de qualidade, em serviços personalizados e em peças únicas, criadas pelas mentes mais inovadoras do momento.

Esta ação garantiu-lhes, ao longo de décadas, uma posição de destaque, onde gozam da melhor reputação e atingem os patamares mais elitistas.

A exclusividade destas marcas é o que lhes permite manter um status único e manter-se ativas apesar de, na maioria das vezes, não comercializarem bens de primeira necessidade.

Entre as marcas mais conceituadas e valiosas do mundo encontramos vários exemplos sonantes, sendo que as de maior destaque são a Louis Vuitton; a Hermès; a Gucci; a Chanel; a Rolex; a Cartier; a Burberry; a Prada; a Tiffany &Co. e a Dior.

Ainda que não seja esperado que uma nova marca consiga lançar-se no patamar destes gigantes internacionais, existe muito para aprender com os seus exemplos no que diz respeito à construção de uma boa reputação.


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