Nissan licencia tecnologia de bateria de íon de lítio para a APB Corporation

A Nissan licenciou uma avançada tecnologia para a APB Corporation, que permitirá a produção em massa de baterias de íon de lítio mais baratas e seguras e com maior capacidade de carga.

A Nissan licenciou uma avançada tecnologia para a APB Corporation, que permitirá a produção em massa de baterias de íon de lítio mais baratas e seguras e com maior capacidade de carga.

Apoiada pelo investimento de grandes empresas, a APB de Tóquio planeja construir uma fábrica no Japão que usará a tecnologia da Nissan para fabricar baterias totalmente de polímero para armazenamento.

Diz-se que as baterias totalmente de polímero são a próxima geração de baterias de íon-lítio. A tecnologia da Nissan, conhecida como tecnologia de bateria de polímero com estrutura bipolar, ajudará consumidores e comunidades a usar com mais eficiência energia de baixo custo ou renovável por um investimento inicial mais baixo.

"Acreditamos que a ampla adoção dessa tecnologia contribuirá para o cumprimento das metas de desenvolvimento sustentável da ONU e ajudará a realizar uma sociedade sustentável de baixo carbono", disse Hideki Kimata, vice-presidente da divisão de estratégia corporativa e desenvolvimento de negócios da Nissan.

A Nissan começou a pesquisar e desenvolver baterias de íons de lítio no início dos anos 1990. Em 1997, a Nissan lançou o modelo Prairie Joy EV e se tornou pioneira na instalação de baterias de íons de lítio em carros elétricos comerciais. Desde então, a Nissan continuou pesquisando as principais tecnologias e buscando a inovação no campo das baterias de veículos elétricos.

Tecnologia de bateria de polímero de estrutura bipolar: visão geral

Em uma bateria totalmente de polímero com uma estrutura bipolar, o eletrólito líquido e os eletrodos de metal usados nas baterias convencionais são substituídos por polímeros. A parte frontal e traseira da célula da bateria são feitas de um coletor de corrente de polímero. A parte frontal e traseira possuem polaridade negativa ou positiva e fazem parte do estojo da bateria. Empilhando várias dessas células, uma bateria montada com uma estrutura bipolar é criada.


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A tecnologia aumenta a capacidade de carga em relação ao volume da bateria, além de aumentar a segurança, substituindo eletrólitos líquidos por polímeros. A estrutura simplificada também reduz os custos.

Aplicação em baterias estacionárias

O uso convencional de baterias estacionárias com essa tecnologia ajudará clientes individuais a fazer uso efetivo de eletricidade de baixo custo, como a energia renovável de painéis solares ou eletricidade comprada da rede fora do horário de pico, com um investimento inicial menor.

Como resultado, as comunidades locais podem limitar o uso de eletricidade nos horários de pico e usar a energia de maneira mais estável e eficiente. Isso reduz o risco de blecautes devido a desastres ou falhas técnicas e pode contribuir para um fornecimento de energia mais seguro e limpo.