Produto inovador impede arraste de carvão pelo vento em siderúrgica

Artefato aplicado no pátio de matérias-primas impede emissão de particulado para o ar e contribui com a proteção do meio ambiente

Pensando no compromisso ambiental, que é um dos pilares da empresa, a Ternium, maior siderúrgica da América Latina, investiu em um produto inovador que evita que particulas de carvões e aditivos sejam arrastados pelo vento. O produto chamado de Bioaglopar tem um tom esverdeado, e funciona como um supressor de poeira que, quando aplicado sobre as pilhas de materiais que ficam no pátio de matérias-primas, forma uma película impedindo o arraste pelo vento e também minimizando a umidade no interior. A iniciativa começou em dezembro de 2019.

“A Ternium tem como valor primordial desenvolver e procurar inovações para preservar o meio ambiente. Após muita pesquisa no Brasil e em outros países, conseguimos encontrar um fornecedor com um supressor a base de celulose que nos dá proteção contra arraste eólico e chuvas moderadas, e diminui a oxidação dos carvões estocados, resultando em um impacto positivo na qualidade das matérias-primas”, comenta Alber Toledo, assessor de Operação e Green Partner do Pátio de Matérias-primas e Sinterização.

De acordo com Alber, a aplicação do Bioaglopar tem impacto positivo na segurança da operação e nas comunidades. “A quantidade menor de água no interior das pilhas em tempos chuvosos diminui consideravelmente a possibilidade de desmoronamento, não expondo nossos colaboradores e evitando impacto em nossas operações com a parada dos equipamentos. Além disso, sua efetividade reduz as chances de qualquer material fino se deslocar pela atmosfera para a comunidade”, completou.

Este produto também permite economizar equipamentos para limpar canaletas, diminuindo a quantidade de material depositado e, assim, a frequência de limpeza.


Tópicos: