Maxion Wheels desenvolve roda de alumínio mais leve que reduz o peso do carro em sete quilos

A empresa customizou um processo matemático, chamado Otimização Topológica, utiliza um super computador no centro técnico da Maxion em Limeira com cinco nós, 144 cores e 768GRAM. Esse equipamento reduz o tempo de processamento de análises complexas em até 75%.

O time de Engenharia Avançada da Maxion Wheels, da planta de Limeira, desenvolveu uma roda de alumínio para um cliente japonês que pode reduzir o peso do automóvel passeio em mais de 7 kg, contribuindo para que uma montadora esteja apta para a atender à legislação de emissão de CO2 no Japão.

Atualmente, uma roda de alumínio com o tamanho de 6,5’’ x 17’’ pesa, em média, 10,5 kg.  Um projeto ambicioso, em parceria com uma montadora Japonesa, previa um novo modelo de roda com essa dimensão e 9,8 Kg de peso.  A nova roda desenvolvida pela Maxion Wheels ultrapassou essa meta e atingiu a marca de 8,7 kg, ou seja, 1,8 kg mais leve que a atual. Com isso, um veículo de passeio pode ter uma redução de peso de 7kg. Um veículo mais leve reduz as emissões e torna-se mais econômico. O novo produto chegará ao mercado Asiático em maio de 2020.

O nome do método utilizado no design de rodas é a Otimização Topológica, um processo matemático customizado pela Maxion Wheels, que avalia a quantidade mínima de massa estrutural necessária para garantir o máximo de rigidez e performance do produto. Para realizar esse trabalho, o time de engenharia avançada utilizou um super computador no centro técnico da Maxion em Limeira com cinco nós, 144 cores e 768GRAM. Esse equipamento reduz o tempo de processamento de análises complexas em até 75%. Esta combinação de hardware e software customizados é capaz de verificar o melhor design para roda, entre mais de cinco mil opções de projeto, enquanto um experiente projetista, conseguiria conceber de três a quatro alternativas apenas.