Audi investirá R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos no Brasil

Será a infraestrutura de recarga mais potente instalada por um fabricante no País

A Audi do Brasil anunciou na quinta-feira, 20, que investirá R$ 10 milhões em infraestrutura de recarga de veículos elétricos em todo o País até 2022. Ao todo serão 200 estações instaladas em parceria com a empresa ENGIE como parte da estratégia de eletrificação da Audi.
 
Na ocasião, o CEO e Presidente da Audi do Brasil, Johannes Roscheck, ainda confirmou a chegada no País do Audi e-tron, SUV 100% elétrico da empresa, na primeira quinzena de abril. “Em diversas pesquisas que realizamos sobre veículos elétricos, a infraestrutura de recarga sempre aparece como um dos pontos de maior preocupação dos potenciais consumidores. Este investimento está em linha com o objetivo de aumentar as opções de carregamento para a chegada do Audi e-tron, primeiro SUV 100% elétrico da marca, que terá as primeiras entregas aos clientes na primeira quinzena de abril”, afirma o executivo.

O Diretor-Presidente da ENGIE Soluções, Leonardo Serpa, celebra essa parceria com a Audi. “Estamos trazendo para o Brasil toda a nossa experiência internacional em soluções de mobilidade elétrica. Possuímos o maior parque de carregadores elétricos do mundo, com 75 mil pontos de recarga na Europa e nas Américas. Sermos parceiros da Audi nesse projeto está em linha com a nossa ambição de promover o movimento de descarbonização no Brasil através de soluções energéticas e de infraestrutura”.

Os 200 carregadores serão do tipo AC, com 22kW, e será a infraestrutura de recarga mais potente já instalada por uma montadora no Brasil. Todos os pontos serão equipados com o plug do tipo 2 (padrão europeu) e qualquer veículo com esse mesmo tipo poderá usufruir do equipamento.

O objetivo é instalar os 200 pontos em shoppings, academias, hotéis, clubes e restaurantes, ou seja, localidades que o cliente frequenta pode deixar o veículo carregando enquanto realiza outra atividade. Além disso, a Audi criou também um canal para que estabelecimentos indiquem interesse em receber a instalação de um ponto de recarga. Basta enviar um email para [email protected] com as informações do seu local para participar do processo de seleção, liderado pela própria Audi do Brasil.


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A estratégia faz parte dos objetivos globais da marca de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2050.

Concessionárias e-tron

A Audi anunciou também que, até o lançamento do primeiro SUV 100% da marca no País, 14 concessionárias terão a bandeira e-tron. Cada uma delas terá representantes especializados para oferecer a melhor experiência em toda a jornada do cliente, desde um atendimento personalizado com um especialista no produto até a manutenção necessária com equipe treinada pelos profissionais que desenvolveram o produto na Alemanha. Todas as concessionárias também terão pontos de carga rápida DC de 24 kW e pelo menos um veículo e-tron para test drive.

Os 14 Audi Centers habilitados estão localizados em Belo Horizonte, MG, Brasília, DF, Campo Grande, MS, Curitiba (Alto da XV) e Londrina, PR, Florianópolis, SC, Porto Alegre, RS, Recife, PE, Rio de Janeiro (Botafogo), RJ, Vitória, ES, e quatro em São Paulo (Jardins, Tatuapé, Lapa e Alphaville).

Para Daniel Rojas, Diretor de Vendas da Audi do Brasil, “um veículo 100% elétrico possui particularidades que demandam atenção específica desde o primeiro contato até o serviço no pós-vendas. Por isso cada concessionária receberá o treinamento necessário para oferecer o melhor atendimento, além de oferecer a possibilidade de um test drive para o cliente conhecer uma tecnologia totalmente nova”.

Eletrizantemente divertido de dirigir: o Audi e-tron

Parado ou em movimento, o e-tron é eletrizante. O SUV elétrico livre de emissões é equipado com dois motores elétricos e realmente silenciosos. Uma nova geração da tração quattro – a tração elétrica nas quatro rodas – garante excelência em aderência e dinâmica. O sistema oferece uma regulagem contínua e variável da distribuição ideal de torque entre os dois eixos – dentro de uma fração de segundo.

Um fator-chave para a característica esportiva e a excelente dinâmica é a posição baixa e central na qual o sistema de baterias é instalado. Ele fornece ao veículo uma autonomia de 436 quilômetros (ciclo WLTP), ideal para o ambiente urbano e também para percorrer longos trajetos. Além disso, em estações de recarga rápida de 150 kW, é possível carregar até 80% da bateria em 30 minutos.

A aerodinâmica inteligentemente projetada também contribui bastante na eficiência. Um dos destaques desse conceito são os retrovisores externos virtuais – uma novidade mundial em modelos de produção em série. Eles não apenas reduzem o arrasto, mas também levam a digitalização do veículo a um nível totalmente novo. Os retrovisores externos virtuais também proporcionam melhor visualização durante a noite e imagem mais nítida com resolução em alta definição.

Dentre as tecnologias inseridas no Audi e-tron, freios regenerativos e suspensão a ar adaptativa são diferenciais. E com o Audi Drive Select é possível selecionar diferentes perfis de condução, incluindo o programa offroad, e receber ajustes de altura em relação ao solo durante a utilização.

O novo Audi e-tron é produzido na planta de Bruxelas, na Bélgica, e será ofertado no mercado brasileiro em duas versões: Performance e Performance Black. Com desembarque agendado para a primeira quinzena de abril de 2020, o modelo está em pré-venda no Brasil a partir de R$ 459.990,00 na modalidade Venda Direta.

No período de pré-venda os clientes que reservarem seu modelo terão acesso a um bônus de valorização do usado de até R$20.000,00 com garantia de quatro anos de fábrica para o veículo, oito anos para a bateria e quatro anos de revisão inclusos. O cliente também receberá um carregador adicional para utilização residencial.