Feira no Brasil reúne as principais tecnologias nacionais e internacionais para fundição

Metalurgia será realizada em Joinville/SC, no segundo maior mercado produtor de fundidos do Brasil, de 15 a 18 de setembro de 2020

Em setembro, Joinville reunirá as principais inovações em máquinas, equipamentos, matéria-prima e serviços para a fundição na 12ª Metalurgia – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços. O evento será realizado de 15 a 18 de setembro de 2020, em Joinville/SC, em um cenário favorável para essa indústria, considerando que o estado de Santa Catarina ocupa a segunda posição no Brasil na produção de ferro fundido e concentra ampla cadeia de fornecedores do setor. 

A Metalurgia é realizada na região do centro-sul do Brasil em um importante polo industrial que concentra grandes fundições como Tupy, WEG, Embraco e Schulz, grandes exportadores de peças técnicas fundidas para diferentes setores, em especial automotivo, linha pesada e agrícola. Em um raio de 100 km concentra fábricas de grandes marcas do setor automotivo como BMW, Audi, GM, Volvo, LS Tractor e Fremax, e fabricantes de peças para o setor auto como Tupy e Schulz.

O mercado industrial da região sul do Brasil demanda de alta tecnologia e investe continuamente na atualização dos processos e parques fabris. Entre os expositores confirmados destacam-se fornecedores de matérias-primas, sistemas de medição e transporte de materiais, máquinas, equipamentos, robôs e serviços, voltados para a automação de processos, indústria 4.0, tratamento térmico e soldagem, reciclagem e EPIs.

Bienal, a feira é a principal do Brasil realizada nos anos pares e reúne eventos simultâneos como a Reunião da ABIFA (Associação Brasileira de Fundição), congresso de tecnologias para fundição, seminário de inovação, workshops de expositores, rodada de negócios e visitas técnicas a empresas da região.

Praticamente todas as grandes empresas do setor no país e marcas internacionais expõe na Metalurgia, que tradicionalmente recebe visitantes qualificados do Brasil e outros países interessados em negócios e parceiras. A área útil comercializada para essa edição do evento já representa um crescimento de 30% em relação a 2018, acompanhando o cenário de retomada econômica e investimentos das indústrias que o Brasil vem sinalizando.

O mercado de fundição no Brasil

O Brasil ocupa a 10ª posição no ranking internacional de produção de fundidos, liderado pela China, Índia e EUA, que respondem por cerca de  70% da produção mundial, o equivalente a 73 milhões de toneladas/ano. Mais da metade da produção nacional de fundidos destina-se a indústria automotiva, abastecendo fabricantes de componentes automotores, autopeças e as próprias montadoras de automóveis, caminhões, ônibus e tratores.


Continua depois da publicidade


Dados divulgados pela ABIFA dão conta que a produção brasileira de peças fundidas aumentou pelo terceiro ano seguido, totalizando 2,28 milhões de toneladas em 2019. O crescimento foi de 8,8% em relação a 2016, 6,5% sobre 2017 e de 0,8% em relação a 2018.

Mais uma vez, o ferro fundido liderou a produção do setor (1,84 milhão t), seguido do aço (259, 2 mil t) e dos metais não ferrosos (192 mil t). Comparativamente ao exercício anterior, o principal crescimento ficou por conta do aço (+6,6%), seguido do ferro fundido (+0,5%). Na vertente oposta, a produção de fundidos em metais não ferrosos caiu 3,7%. 

Serviço

Metalurgia – Feira e Congresso Internacional de Tecnologia para Fundição, Siderurgia, Forjaria, Alumínio e Serviços

Data: 15 a 18 de setembro de 2020

Horário: 13h às 20h

Local: Parque de Exposições Expoville – Joinville – SC – Brasil

Organização: Messe Brasil – www.metalurgia.com.br