Após janeiro fraco, Anfavea já vê boas vendas em fevereiro

Ritmo dos emplacamentos volta a subir, mas fabricantes esperam pelo impacto de um mês mais curto

Os primeiros dias de fevereiro mostram que os emplacamentos de veículos estão retomando o fôlego após um janeiro fraco em vendas. Com o licenciamento de 193,5 mil unidades, entre leves e pesados, a Anfavea confirma a queda de 3,2% contra o primeiro mês de 2019, e indica que fevereiro pode ter bons números, embora sempre traga um impacto negativo sobre o volume total de vendas, por ser mais curto e por ter menos dias úteis com o feriado de carnaval.

O presidente da entidade, Luiz Carlos Moraes, lembra que janeiro é sempre um mês mais fraco para as vendas, mas o desempenho do setor também foi impactado pela introdução do novo sistema de lacração para a nova placa Mercosul, que atrapalhou o andamento dos emplacamentos nas últimas semanas do mês. Segundo Moraes, o estado de São Paulo foi o mais afetado, contudo, o problema já foi superado.

Com isso, a média diária de vendas ficou abaixo das 9 mil unidades em cada um dos 22 dias úteis de janeiro. Em fevereiro, serão 17 dias úteis, considerando o feriado prolongado de carnaval.

“Esse número [de janeiro] deveria ter sido melhor e superar as 200 mil unidades. Mas agora já vemos nos primeiros dias de fevereiro um volume de venda diária entre 12 mil e 13 mil, mostrando crescimento”, indica o presidente da Anfavea.

Vendas diretas X varejo

O presidente da Anfavea reforçou a posição da entidade sobre fatores que podem contribuir com o aumento das vendas no varejo neste ano, como a redução dos juros acompanhando a taxa Selic (agora em 4,25%), a redução do spread bancário e a maior oferta de crédito. Em consequência, isso diminuiria a participação das vendas diretas no setor.

Dados apresentados pela entidade mostram que nos últimos dez anos, a participação das vendas diretas passou de 23% em 2010 para o recorde de 45% no ano passado. A venda direta se caracteriza pela venda do veículo feita diretamente da montadora para o consumidor final, seja ele uma pessoa física ou jurídica. Nessa conta, são consideradas compras governamentais, frotistas, locadoras, taxistas, produtores rurais e pessoas com deficiência (PCDs), embora este último seja atendido pela rede de concessionárias, mas o faturamento é feito pela montadora.


Continua depois da publicidade


Por outro lado, Moraes admite que outros fatores já contribuem para uma menor participação do varejo nas vendas totais, como as mudanças de comportamento do consumidor com a adesão de tecnologias de serviços de mobilidade, que já afetam a relação de propriedade versus o uso do carro.