EMBRAPII vai a Índia construir parceria em inovação

Iniciativa integra agenda oficial de atividades do Palácio do Planalto.

A EMBRAPII (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) participou da missão oficial da Presidência da República à Índia, entre os dias 24 e 28 de janeiro, para estreitar as relações entre os países para cooperações e parcerias nas áreas de tecnologia e inovação. A viagem foi uma oportunidade para desenvolver a criação de um acordo com a Global Innovation & Technology Alliance – GITA, que permitire que empresas brasileiras e indianas desenvolvam novas soluções tecnológicas em conjunto para o mercado.

“Parcerias internacionais permitem a troca de conhecimento e tecnologia entre os países. Para o Brasil, é uma oportunidade para aumentar a competividade e das empresas nacionais entrarem no mercado internacional”, destaca o diretor-presidente da EMBRAPII, Jorge Guimarães.

A Índia ocupa a 52ª posição do Índice Global de Inovação e mantém a liderança na região Ásia Central e do Sul. Após ocupar o 81º lugar em 2015, a progressão de 29 posições do país no IGI corresponde ao maior salto já efetuado por uma grande economia. A Índia detém as primeiras posições em vários indicadores importantes, como crescimento da produtividade e exportação de serviços relacionados com tecnologias da informação e da comunicação.

Este ano, o país alcançou a 15ª posição global em gastos de P&D de empresas e também figura na classificação IGI entre os mais importantes clusters de ciência e tecnologia, com Bangalore, Mumbai e Nova Déli, integrando o grupo dos 100 mais importantes do mundo.

A EMBRAPII mantém parceria com diversos países para promover a internacionalização de empresas brasileiras e promover o compartilhamento de conhecimento entre os países. Há acordos com a União Europeia, Israel, República Tcheca, Alemanha, Suécia, Suíça, Estados Unidos e Reino Unido.


Tópicos: