Cadeia produtiva e governo discutem em SP o futuro da construção

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresenta o projeto ‘Construção 2030’ à cadeia produtiva do setor no próximo dia 4 de fevereiro, durante evento das 9h às 12h30, em São Paulo. “Os diversos segmentos que envolvem a construção estão se organizando em torno de um trabalho de visão de futuro para discutir formas de melhorar a competitividade na construção civil e gerar mais empregos”, ressalta o presidente da CBIC, José Carlos Martins.

Iniciado pela CBIC em 2018, o ‘Construção 2030’ foi baseado na metodologia de foresight – estudo de pensamento de futuro – e está dentre os pilares estratégicos da CBIC. A iniciativa está contida no projeto ‘Inovação e Tecnologia na Indústria da Construção’ da Comissão de Materiais, Tecnologia, Qualidade e Produtividade (Comat) da CBIC, em correalização com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Nacional).

O projeto, que visa manter um olhar para o futuro da construção no mundo e os cenários para o País nesse futuro, começou pelo ‘Habitação 10 anos no Futuro – Onde estamos e para onde podemos ir’, definido no referido Estudo Foresight de autoria da Comat/CBIC.

A proposta inicial do projeto será apresentada pelo vice-presidente da área de Inovação da CBIC e presidente da Comat/CBIC, Dionyzio Antonio Martins Klavdianos. “O projeto surgiu da necessidade de se antecipar às mudanças e criar o futuro desejado e não o possível”, destaca Dionyzio Klavdianos.

Agenda do ‘Construção 2030’

A abertura do evento ‘Construção 2030’ contemplará as seguintes apresentações:

‘Oportunidades para a cadeia produtiva levar suas demandas ao Executivo, Legislativo e à Confederação Nacional da Indústria (CNI)’, com o presidente da CBIC, José Carlos Martins; e
‘A visão e as perspectivas do governo para a indústria da construção’, com o secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.
A programação também contará com uma mesa redonda sobre as ‘Mudanças no ambiente de negócios e necessidades de mudanças na cadeia da construção’, para a qual foram convidados:


Continua depois da publicidade


Rafael Lucchesi, diretor geral do Senai Nacional
Luiz Henrique Ceotto, sócio sênior da Tecnoeng Consultoria
Renato Lomonaco, gerente de projetos da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc)
Wilton Caletani, consultor estratégico BIM (Building Information Modeling)
José Carlos Martins, presidente da CBIC, como moderador.

Cadeia Produtiva e a nova NR 18

Os participantes do ‘Construção 2030’, que permanecerem em São Paulo, também poderão acompanhar, a partir das 14h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção Civil de São Paulo (Sintracon-SP), a cerimônia de assinatura da nova Norma Regulamentadora 18 (NR 18) que contará, entre outras, com a presença do secretário especial de Previdência e Trabalho do Ministério da Economia, Rogério Marinho.


Tópicos: