Retificação de eixo comandos na Triumph com a Lean Selection cam da JUNKER

Produção precisa para o máximo prazer de dirigir

Atualmente, nossas motocicletas mais populares são os modelos Modern Classic – por exemplo a Thruxton ou a Bonneville", diz Jack Sellers, Engenheiro de Produção na Triumph Motorcycles Ltd, na Inglaterra. A Linha Modern Classics oferece motocicletas novas com tecnologia atual e design tradicional comprovado. As motocicletas clássicas são uma companhia confiável: tanto nas estradas, onde nos aguarda uma aventura atrás de cada curva, como nas viagens descontraídas em que o motorista desfruta a síntese entre homem e da máquina.

Além disso, a Triumph Motorcycles é, desde a temporada de 2019, o fornecedor exclusivo de motores da série de corridas FIM Moto2™, para a qual contribuiu com sua experiência de longa data na construção de motores de ponta.

A execução de alta qualidade dos eixos comandos de cames para o acionamento desempenha um papel importante. Para essa finalidade, a Triumph utiliza quatro máquinas Lean Selection cam da JUNKER em toda a corporação. A Triumph produz não só na sede na Inglaterra, como também em Chonburi, Tailândia. O fabricante de motocicletas, que atualmente produz cerca de 56.000 veículos de duas rodas em ambas as unidades, fez boas experiências com a Lean Selection cam para retificação em alta velocidade. Jack Sellers: "Para nós é muito importante que as máquinas sejam confiáveis. A qualidade do eixo comando deverá atender continuamente os requisitos elevados da Triumph para seus componentes. Graças a comprovada Lean Selection cam, podemos manter uma qualidade permanentemente elevada" E isso em uma produção de três turnos sete dias por semana.

A Lean Selection cam da JUNKER é a escolha certa para empresas que desejam uma produção flexível. A retificação cilíndrica e não cilíndrica faz parte das operações de retificação possíveis. Podem ser retificadas geometrias de peças cilíndricas, convexas, côncavas, poligonais ou elípticas – com chanfros ou raios se necessário. Para o fabricante de motocicletas é especialmente importante que os cames e mancais possam ser usinados na mesma máquina em somente uma fixação.


Continua depois da publicidade


Possibilidade de set-up rápido para novas peças

A Triumph tem requisitos elevados para uma produção flexível. As melhorias técnicas nos componentes exigem permanentemente novos ajustes no processo de usinagem. Na Lean Selection cam, essa grande variedade de peças pode ser produzida de modo simples, rápido e com alta qualidade. As pequenas séries exigem um setup rápido na máquina. A operação simples prova a eficácia nesse âmbito. "Nossos operadores de máquinas podem efetuar a troca das peças e do respetivo programa na Lean Selection cam", diz Jack Sellers.

Jack Sellers menciona um exemplo de ajuda rápida com requisitos extraordinários: "Nós retificamos raios côncavos muito pequenos no eixo comando. Em virtude de um flange posicionado ao centro em uma das peças, tivemos de pensar em uma solução para evitar a colisão entre o cabeçote de retificação e a peça. Com uma estação de giro integrada, a JUNKER forneceu uma solução inteligente e personalizada."

Satisfação máxima com o serviço

A JUNKER ajuda na integração de novas máquinas. Os colaboradores da Triumph concluíram um treinamento de programação para que a nova máquina pudesse ser utilizada diretamente de modo produtivo. Jack Sellers: "Os instrutores da JUNKER eram altamente motivados e competentes e explicaram tudo. Isso nos permitiu entender a máquina imediatamente". O Engenheiro de Produção está também muito satisfeito com a Assistência Técnica na Inglaterra e Tailândia: "A JUNKER responde aos chamados com rapidez e apresenta sugestões de solução. No geral, fizemos experiências muito boas com a Assistência Técnica da JUNKER."

JUNKER Lean Selection cam. 
A Lean Selection cam é um conceito de máquina econômico e flexível
para a retificação de cames em todos os tamanhos de série.
(Fonte: JUNKER)
Retificação de eixo comandos da Triumph (Fonte: JUNKER)
Retificação de eixo comandos da Triumph. (Fonte: JUNKER)
Máquina Lean Selection cam em operação
Jack Sellers (o segundo a partir da esquerda) e Supachai Leerungruang
(Engenheiro  de produção, terceiro a partir da esquerda), apreciam a confiável
Lean Selection cam na Tailândia.
(Fonte: Triumph)

Sobre o Grupo JUNKER

O Grupo JUNKER, com sede em Nordrach, Alemanha, é líder no mercado internacional na fabricação de retificadoras de alta velocidade CBN. Cerca de 1500 colaboradores em todo o mundo garantem a vanguarda tecnológica da empresa. Todos os prestigiados fabricantes de automóveis e seus fornecedores, bem como fabricantes de ferramentas e de outras áreas de atuação, depositam sua confiança nos conceitos de retificação inovadores da JUNKER. Tanto na produção em série quanto na fabricação de pequenos lotes: as retificadoras JUNKER trabalham de forma precisa, econômica e confiável.

Juntamente com a Erwin JUNKER Maschinenfabrik, pertencem ao Grupo JUNKER a LTA Lufttechnik GmbH e a Zema Zselics Ltda. A LTA Lufttechnik GmbH fabrica sistemas de proteção contra incêndios e de filtração de ar para empresas e indústrias. A ZEMA reforça o grupo como especialista em retificação com rebolos convencionais.


Tópicos: