NASA e MIT se unem para criar nova asa de avião que muda de forma no ar

Projeto da asa foi testado em um túnel de vento da NASA e se mostrou muito mais eficiente do que asas convencionais

Uma parceria entre a NASA e os pesquisadores do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) pode mudar os rumos da aviação com o desenvolvimento de uma asa para aeronaves que pode mudar de forma e aumentar a eficiência de voo. 

O projeto da asa foi testado em um túnel de vento NASA, onde a tecnologia teve um desempenho melhor do que o esperado, afirma Benjamin Jenett, um dos desenvolvedores da asa e um estudante de graduação no MIT. Em comunicado divulgado no site da universidade, a nova asa é descrita como leve, flexível e capaz de ajustar sua forma no meio do voo, dependendo das necessidades do piloto.

NASA e MIT se unem para criar nova asa de avião que muda de forma no ar
Imagem: Eli Gershenfeld, NASA Ames Research Center

Feitas de metal e materiais compostos, as asas convencionais de avião são bastante pesadas. Já a nova asa é feita de um polímero com uma densidade menor, mas muito semelhante à borracha, com espaços vazios entre as peças. O resultado é uma asa que é muito mais leve e, portanto, muito mais eficiente em termos energéticos.

Embora essa versão tenha sido montada à mão por uma equipe de estudantes de pós-graduação, os pesquisadores afirmam que ela é projetada para ser facilmente produzida por robôs de montagem autônomos simples. O projeto e o teste do sistema robótico de montagem serão temas de um próximo artigo científico, afirma Jenett.


Tópicos: