Capes abre inscrições para intercâmbio de doutores

Inscrições para o Programa Colégio Doutoral Franco-Brasileira vai até 31 de outubro

Fonte: Agência FAPESP - 12/09/07

Estão abertas até 31 de outubro as inscrições para o Programa Colégio Doutoral Franco-Brasileiro, realizado pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) em parceria com o Conselho de Presidentes de Universidades da França.

O objetivo é formar recursos humanos de alto nível nos dois países em diversas áreas do conhecimento. Os estudantes brasileiros interessados devem estar matriculados em cursos de doutorado avaliados pela Capes, com nota preferencialmente igual ou superior a 5.

Os doutorandos devem ter ainda completado um total de créditos compatível com o programa de estudos e o projeto de pesquisa a ser desenvolvido na instituição de destino.

O programa concede bolsas de estudos na modalidade doutorado-sanduíche em regime de co-orientação ou co-tutela. No caso de co-tutela, o doutorando deverá permanecer na instituição de destino pelo período de 12 a 18 meses e poderá ter o reconhecimento oficial dos títulos conferidos nos dois países.

No caso de co-orientação, a permanência do doutorando será de 12 meses, sem prorrogação. As atividades serão desenvolvidas sob a supervisão de um co-orientador, e não haverá garantia de reconhecimento pela França do título obtido no Brasil.

Os selecionados receberão passagens aéreas, mensalidades no valor de 1,1 mil euros, auxílio instalação e seguro-saúde proporcionais. As candidaturas serão avaliadas, em uma primeira etapa, por consultores da Capes.

Serão analisados o mérito científico, considerando histórico acadêmico e currículo Lattes do candidato. A responsabilidade da segunda etapa da avaliação é do Comitê de Monitoramento do programa, integrado por reitores de universidades brasileiras. As atividades na França terão início a partir de fevereiro de 2008.

Mais informações: www.capes.gov.br