Microsoft investe na Universidade de Dakota do Norte para impulsionar indústria de drones

A Microsoft Corp. e a Fundação Aeroespacial da Universidade de Dakota do Norte (UND) anunciaram nesta terça-feira, 23, que a empresa concedeu US$ 100.000 em financiamento de projetos que impulsionarão o projeto da Universidade da  Dakota do Norte (EUA) de ser o epicentro em inovação e empreendedorismo de drones norte-americanos.

O projeto está sendo financiado por uma doação do Microsoft TechSpark para promover oportunidades econômicas no estado e deve atrair mais de meio milhão de dólares em investimentos adicionais na Airtonomy, a startup com a qual a fundação fará parceria no projeto. Se bem-sucedido, o projeto poderia ser um avanço nas operações do sistema autônomo de aeronaves não tripuladas (UAS) com benefícios transformacionais para setores como agricultura, energia e segurança pública.

"A TechSpark viu a inovação dos drones no Vale do Rio Vermelho, em Dakota do Norte, que está impulsionando avanços empolgantes para a indústria de drones dos EUA e queria fazer parte dela", disse Kate Behncken, gerente geral de Engajamento Global da Comunidade na Microsoft. "Este projeto de ponta tem o potencial de aumentar o rendimento das colheitas e impulsionar a produção de energia renovável através de avanços seguros feitos por drones criados localmente, levando a maiores oportunidades econômicas para os Dakota do Norte".

A Microsoft escolheu North Dakota como uma das seis regiões do TechSpark em 2017, complementando o trabalho no campus Fargo. A TechSpark é a iniciativa da empresa para gerar novas oportunidades econômicas e criação de empregos em comunidades rurais e menores por meio de parcerias locais. A UND Aerospace Foundation usará a doação em dinheiro de US$ 100.000 para fazer parceria com a startup Airtonomy para empreender o projeto, que inclui o desenvolvimento de uma prova de conceito utilizando o Microsoft Azure IoT Edge e a inteligência artificial. A Airtonomy testará em campo as capacidades da plataforma para realizar imagens aéreas de drones autônomos durante o próximo ano e suas aplicações comerciais.


Continua depois da publicidade


"A UND Aerospace tem uma longa história de liderança em inovação aeroespacial e diversificação econômica, apoiando projetos que promovem o setor e aumentam os serviços de alta tecnologia na região de Grand Forks", disse o CEO da UND Aerospace Foundation, Chuck Pineo. "Estamos realmente entusiasmados por fazer parceria com a Microsoft no desenvolvimento de um conceito que promete se transformar em uma empresa de tecnologia de alto crescimento em nossa comunidade".