Notícias
A Metso está lançando uma inovação em seu portfólio de produtos. Trata-se de uma caçamba híbrida para caminhões fora-de-estrada. O equipamento é uma das novidades da empresa na Bauma 2019. Intitulada Metso Truck Body, a caçamba combina os benefícios da borracha e do aço de alta resistência estrutural, permitindo que as minas e pedreiras transportem mais carga com menos esforços.
“O transporte é um dos componentes mais caros de uma operação tradicional de mineração ou de agregados. Além de combustível e mão de obra, há muita manutenção envolvida. Para garantir a eficiência de custos, um caminhão fora-de - estrada deve transportar o máximo possível de carga em cada viagem. Na Metso, nós nos propusemos a enfrentar esse desafio e projetamos uma caçamba que requer manutenção mínima e maximiza a carga útil. O resultado é um custo operacional menor por tonelada transportada”, afirma Lars Skoog, vice-presidente da Mining Wear Lining & Screening, Metso.
A Metso Truck Body é uma caçamba leve, revestida de borracha e projetada para caminhões fora-de-estrada. A borracha elástica absorve a energia de cada impacto, impedindo que ela atinja a estrutura. Com isso, é possível ter uma estrutura de aço de alta resistência estrutural, mais leve que o usual. Em função de sua estrutura, a caçamba pode absorver o máximo de choque com o menor peso possível.
Revestimento pode aumentar vida útil em até 6 vezes e reduz de 20-30% de peso
O revestimento de borracha usado na estrutura da nova caçamba vem sendo fornecido pela Metso há várias décadas para uso como proteção de caçambas. O produto reduz a necessidade de manutenção e melhora o ambiente de trabalho dos motoristas de caminhão. Os benefícios comprovados incluem até seis vezes mais vida útil em comparação com o revestimento de aço tradicional, metade do ruído e 97% menos vibração. Com o lançamento do Metso Truck Body, o conceito é elevado a outro nível, combinando a proteção contra desgaste e os benefícios do ambiente de trabalho da borracha com as capacidades de maximização de carga útil de uma caçamba leve.
Continua depois da publicidade |
“Muitas minas preferem caçambas leves porque elas podem transportar mais carga útil. No entanto, o problema das caçambas leves tradicionais é a falta de durabilidade: elas geralmente precisam ser substituídas a cada um ou dois anos, ou consertados, o que fica caro”, explica Lars Skoog. Segundo ele, a nova caçamba da Metso oferece uma solução inédita, leve e durável. O revestimento de borracha e a estrutura de aço de alta resistência estrutural foram projetados como um processo integrado, utilizando as melhores qualidades de ambos os materiais.
A Metso Truck Body pesa de 20 a 30% a menos do que o componente tradicional de caminhão revestido de aço. Dependendo da aplicação, isso se traduz em um aumento de carga de várias toneladas. A nova caçamba está disponível para todos os principais modelos de caminhões fora-de-estrada usados em mineração e pedreiras. Segundo a Metso, diversas opções de revestimento garantem o ajuste específico da aplicação, mesmo em operações que enfrentam problemas como o carry-back.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa