Como implementar uma inovação digital em um mundo pós-pandemia?

Em março de 2020, o Estoril, um dos mais famosos e conhecidos casinos legais em Portugal, fechou as portas por causa do novo Coronavírus. Isso fez com que muitos apaixonados por casinos passassem a jogar os jogos de azar de forma online. Hoje em dia, jogar online é bem normal. Mas imagine quando essa ideia surgiu, imagine o povo achando essa ideia marcante. E realmente foi. Mais do que isso, foi uma ideia inovadora para a era digital.

“Em tempos de crise, os sábios constroem pontes, enquanto os tolos constroem muros”. Essa frase do filme Pantera Negra (2019) se aplica perfeitamente ao tema deste artigo, pois fala da importância da adaptação em tempos de crise. A empresa que tiver o plano para a transformação e for capaz de se flexibilizar nos momentos de crise, será a empresa que a superará.

De acordo com a Pesquisa Pulso Empresa: Impacto da Covid-19 nas Empresas, mais de 716.000 empresas brasileiras fecharam as portas por conta da pandemia do novo Coronavírus. Um grande motivo pra isso ter acontecido foi a carência de um plano contra crises por parte das empresas, afinal, a maioria das crises explodem sem avisar, surpreendendo a todos. 

Agora imagine um mundo pós-pandemia, um mundo completamente transformado. De acordo com a especialista no assunto, Victoria Oliveira: "O digital, antes importante, agora é imprescindível. Uma empresa ou negócio sem um site, ou perfil em alguma rede social, é uma empresa invisível. O mundo digital, agora mais que nunca, é o futuro." Para muitas empresas, a inovação digital na pandemia é só uma jogada temporária, mas perceber que essa deve ser uma mudança permanente é extremamente importante.

Mude o mindset

Bill Gates uma vez disse: “Em alguns anos vão existir dois tipos de empresa: as que fazem negócio pela internet, e as que estão fora dos negócios.” Essa frase não poderia ser mais verdadeira. Apesar de ser relativamente nova, a internet se tornou uma parte vital na sociedade, permitindo inúmeros avanços tecnológicos, formulação de novas estratégias e um mundo muito mais interligado.


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Então, mudar o mindset de um mundo analógico para um mundo digital e com mentalidade inovadora e revolucionária deve ser o primeiro passo a ser tomado. Assim, caso alguma outra pandemia ou crise venha a acontecer no futuro, os impactos econômicos nas mais diversas áreas não serão tão grandes, pois as pessoas estarão mais preparadas.

Pense a longo prazo

Ter um pensamento empreendedor é crucial para poder inovar, pois, assim, você estará pensando a longo prazo, o que é muito mais rentável. Nesse ano de 2020, todos foram pegos de surpresa por aquele vírus misterioso que veio da China, e as pessoas tiveram que aprender a se virar pois o conhecimento sobre o vírus era pouquíssimo. Com isso, veio algumas descobertas, como esse capacete respirador para as vítimas mais graves do Covid-19, que é um respirador bem menos invasivo que o padrão. 

Isso é um exemplo de pensamento a curto prazo, pois foi uma descoberta criada por uma necessidade urgente, e, por causa disso, muita gente sobreviveu. Mas agora imagine se essa ideia já tivesse sido pensada e concebida há anos, muito antes da pandemia. Muito mais vidas teriam sido salvas, não é? 

O princípio é o mesmo no mundo digital. O que as pessoas mais precisam? Ou o que faria a vida delas mais fácil? O que você imagina as pessoas usando? Respondendo estas perguntas, modelando e maturando as respostas, você poderá ter uma ideia inovadora. 

Marketing Digital

O segredo do sucesso e inovação digital para qualquer negócio está em duas palavrinhas: marketing digital. Marketing digital nada mais é do que o conjunto de abordagens e estratégias que o negócio utilizará para conseguir mais clientes, desenvolver autoridade no mercado e se conectar com o público alvo. É um conceito extremamente importante, e que pode te ajudar nessa época digital de pandemia.

Persona

Persona é uma representação fictícia do cliente ideal de um negócio, criada a partir da análise e conversão de dados de clientes reais. E a partir dessa persona, você pode filtrar o que você deve ou não fazer para que seus conteúdos atinjam com maior poder essa massa de possíveis clientes, e assim aumente suas chances de conversão.  

Estude o Mercado

O que o seu concorrente está fazendo? Em qual quesito ele está mais avançado que você? O que você pode fazer para melhorar? O que o seu público-alvo está consumindo? Do que a sociedade está precisando? 

Analise as tendências do mercado. Conduza testes e descubra qual a necessidade do seu público-alvo ou persona, e molde suas escolhas a partir daí, pois, assim, a inovação digital será muito mais poderosa e ajudará um público mais amplo.

Conclusão 

Com o pensamento de que toda essa situação terrível irá acabar, é extremamente importante sair dela com um mindset de inovação. 


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