MULTI-MASTER - 15.000 Possibilidades de configurações de ferramentas com ilimitadas opções para usinagem de miniaturas

O conceito MULTI-MASTER é baseado em três elementos principais: centralização da cabeça por fixação cônica, face de contato entre a cabeça e corpo da ferramenta.

Evolução na fabricação de peças pequenas

Os avanços tecnológicos na engenharia de máquinas e ferramentas trouxeram novas oportunidades para a produção e resultaram em uma “reconsideração” sobre a fabricação de diversos componentes, especialmente a produção de peças pequenas. Máquinas multitarefas e tornos com ferramentas acionadas permitem que diferentes tipos de operações de corte sejam executadas em uma máquina. A capacidade de realizar a usinagem de uma peça inteira em um único setup foi um sonho de longa data para todos os fabricantes. Este passo significativo é particularmente relevante para a produção de peças pequenas, onde o tempo de ciclo é curto.

Novas abordagens exigem soluções adequadas da indústria de ferramentas de corte. A ISCAR, líder no setor de ferramentas de corte, oferece uma ampla gama de diversos produtos destinados à alta eficiência na produção de peças pequenas em máquinas multitarefa e tornos com ferramentas acionadas. Existem duas direções diferentes nesta gama de produtos: uma está conectada com o “tradicional” design de metal duro sólido, enquanto a outra adota um conceito de montagem da fresa, propondo ferramentas com cabeças de corte intercambiáveis.

A linhas MULTI-MASTER e CHAMDRILL, destinadas a montagem de ferramentas com cabeças intercambiáveis da ISCAR têm sido um sucesso, e incluem várias famílias para operações de fresamento e furação. E qual o real motivo que a filosofia de engenharia dessas linhas é tão eficaz - especificamente na produção de peças pequenas - e por que ela chama a atenção dos fabricantes das peças?

Múltiplas possibilidades, mínimo tempo de Setup

Uma resposta pode ser encontrada após considerar a linha MULTI-MASTER. Com mais de 40.000 possibilidades de configurações de ferramentas em todas as suas aplicações, o conceito MULTI-MASTER é baseado em três elementos principais: centralização da cabeça por fixação cônica, face de contato entre a cabeça e corpo da ferramenta (haste) e a conexão por rosca entre a cabeça e a haste. A centralização cônica proporciona um alto nível de precisão. O contato da face assegura o balanço da cabeça dentro de limites rigorosos de tolerância, resultando em alta repetibilidade dimensional da montagem. A conexão por rosca torna a substituição das cabeças simples e amigável ao operador.


Continua depois da publicidade


As ferramentas MULTI-MASTER cumprem integralmente os requisitos do princípio “no-setup time”, já que a substituição de uma cabeça gasta não requer operações adicionais de setup. A cabeça pode ser trocada sem remover a ferramenta da máquina, o que diminui significativamente o tempo de inatividade. A conexão unificada da rosca permite que a haste monte diferentes cabeças de corte e vice-versa, tornando a haste em um suporte universal e reduzindo assim o estoque de ferramentas e o armazenamento.

A linha MULTI-MASTER apresenta uma rica variedade de hastes integrais com diferentes tipos de adaptadores, como o cone HSK (DIN 69893, Forma A), o cone CAMFIX (ISO 26623-1) ou cones para fixação direta em mandris porta pinça ER. Isso expande as opções de montagem, garantindo a fixação rígida do movimento axial e rotacional e também minimiza o balanço da ferramenta. Esses recursos contribuem consideravelmente para a usinagem de alta eficiência, que é especialmente importante na produção em série e em grande volume de peças pequenas em máquinas multitarefas e tornos com ferramentas acionadas.

Além disso, a ampla escolha de extensores e redutores garante a configuração de ferramentas necessárias para usinar peças com áreas de difícil acesso.

Expandindo os recursos da MULTI-MASTER

As características acima permitem que a linha MULTI-MASTER ofereça uma alternativa viável às ferramentas sólidas de metal duro em várias operações de usinagem. Essas aplicações de fresamento incluem cantos a 90°, contorno em esquadro, superfícies planas, superfícies 3D, alto avanço, chanfros, rasgos e canais, roscas de parafuso, além das capacidades de fazer furação de centro, furação de rebaixo e escareamento.

Contudo, a linha avançou das ferramentas com montagem de cabeças em metal duro, e agora também abrange fresas com pastilhas intercambiáveis. Os cabeçotes de aço foram projetados com a conexão por rosca para realizar a montagem nas hastes MULTI-MASTER, fornecendo uma solução econômica que deve ser considerada, particularmente, nos casos em que a precisão da usinagem não é alta e permite utilizar fresas com pastilhas intercambiáveis. Recentemente lançadas na campanha LOGIQ da ISCAR e incorporando este design inovador, as cabeças NANMILL, HELI3MILL, LOGIQ4FEED e TOR6MILL com adaptação MULTI-MASTER parecem muito promissoras.

O mercado demanda cada vez mais de ferramentas avançadas e versáteis. E uma breve revisão das novas linhas MULTI-MASTER seria incompleta se não mencionar pelo menos mais dois produtos: “MM SS” - cabeças sólidas de metal duro para fresar eixos estriados e “MM FM” - cabeças sólidas de metal duro para faceamento.

Desempenho impressionante, geometrias de corte multiformes, confiabilidade e facilidade na aplicação e manuseio, são os recursos que tornam o MULTI-MASTER muito popular na indústria, principalmente na produção de peças pequenas. Não é de admirar que um grande número de clientes MULTI-MASTER pertença a este setor industrial. Como mostra a experiência, esses clientes consideram a linha como uma ferramenta poderosa, disponível para aumentar a produtividade e reduzir os custos de produção.


Tópicos: