Indústria minerometalúrgica se mobiliza para fabricar carros elétricos

Mesa-redonda da ABM WEEK 2018 discutirá reflexos no setor causados pela crescente demanda por veículos elétricos.

A crescente pressão da sociedade por sustentabilidade e por um mundo menos poluído vem impulsionando a indústria automotiva no desenvolvimento de veículos elétricos. A demanda é por carros que sejam seguros, eficientes, com preço acessível ao consumidor e com boa autonomia energética.

Importante parceiro para viabilizar tal produção, a indústria minerometalúrgica e de materiais vem se mobilizando tecnologicamente para atender esse mercado. Isso ficará claro na mesa-redonda, programada para o dia 4 de outubro, e que debaterá aplicações de produtos metálicos não ferrosos na produção de baterias e carros elétricos. O evento faz parte da programação da ABM WEEK 2018, semana técnico-científica realizada pela ABM – Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração, de 2 a 4 de outubro, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Com representantes da indústria de materiais, das montadoras, bem como da academia, a mesa tem dois objetivos principais, segundo seu coordenador Francisco Dornelas, diretor da regional da ABM no Espírito Santo. O primeiro é proporcionar uma visão ampla e diversificada sobre o atual status da indústria automotiva brasileira frente à demanda por veículos elétricos. “Outro interesse é mostrar como os fornecedores de produtos metálicos não ferrosos podem atender esse mercado”, destaca Dornelas.

As possibilidades nesse campo são enormes. O nióbio e o níquel, por exemplo, têm importante aplicação na produção de baterias usadas em veículos elétricos. Algo semelhante ocorre com o cobre, mais utilizado em modelos elétricos do que nos convencionais. No caso do alumínio, estima-se que a demanda por esse metal para a produção de carros elétricos chegue a cerca de 10 milhões de toneladas até 2030, valor dez vezes superior do que a demanda registrada nesse segmento em 2017. O dado é de pesquisa realizada pela consultoria CRU.


Continua depois da publicidade


A mesa-redonda “Aplicações de produtos metálicos não ferrosos em baterias e carros elétricos” acontece no dia 4 de outubro, das 9 às 13h, no Pro Magno Centro de Eventos, em São Paulo.

Serviço
ABM WEEK 2018

Realização: Associação Brasileira de Metalurgia, Materiais e Mineração – ABM
Data: de 2 a 4 de outubro de 2018
Local: Pro Magno Centro de Eventos (Av. Prof. Ida Kolb, 513- Jardim das Laranjeiras - São Paulo / SP)
Informações e inscrições: https://abmweek.com.br/