Expansão da Fras-le ganha reforço com a aquisição da FREMAX

Dentro do seu projeto de expansão, a Fras-le, um dos maiores fabricantes globais de materiais de fricção, firmou nesta data(09/8) contrato objetivando a compra integral das ações da empresa Jofund S/A detentora da marca FREMAX. Concluindo-se a aquisição após o cumprimento de condições precedentes, a Fras-le adicionará 2.500 referências ao seu já diversificado portfólio, garantindo sua posição de liderança no segmento no Brasil e reforçando o portfólio de produtos para oferta global. A conclusão da transação está condicionada à prévia aprovação por autoridades concorrenciais e, ainda, à prévia aprovação dos acionistas da Fras-le em Assembleia Geral Extraordinária a ser agendada.

Reconhecida nas Américas e na Europa, a FREMAX é uma tradicional fabricante de discos e tambores de freio leves voltados aos segmentos de reposição e montadoras. Parte relevante do seu faturamento é destinado ao mercado externo. Baseada em Joinville, estado de Santa Catarina, a empresa conta com centros de distribuição na Argentina e na Europa. A companhia emprega 580 funcionários e teve faturamento registrado em 2017 de R$ 188 milhões. 

“Esta aquisição nos cria condições muito favoráveis para prosseguirmos em nossa trajetória de crescimento”, afirma Sérgio L. de Carvalho, CEO da Fras-le, destacando que “é significativa a sinergia entre os negócios de discos de freios e pastilhas, o que permitirá ampliação da oferta de produtos e melhor atendimento às necessidades do mercado”.

A Fras-le teve em 2017 um dos períodos de maior expansão, notadamente no mercado internacional, tendo efetivado importantes aquisições e associações envolvendo três empresas da Argentina e do Uruguai. Na Índia, criou a ASK Fras-le Friction para fornecimento aos mercados da Índia, Bangladesh, Nepal e Sri Lanka. Também duplicou a unidade fabril da China e instalou um escritório de vendas e um centro de distribuição na Colômbia.  Ao mesmo tempo, assumiu o controle da Jurid do Brasil, em Sorocaba (SP), focada na fabricação e distribuição de produtos de freio Premium para veículos leves.