São José Industrial inaugura nova fábrica

Fabricante tem como meta triplicar sua capacidade de produção

No ano em que celebra 25 anos, a fábrica de implementos agrícolas São José Industrial inaugurou sua nova unidade na sexta-feira (26). A indústria investiu mais de R$ 50 milhões na construção da planta em São José do Inhacorá, no Noroeste gaúcho, e vai triplicar a capacidade de produção. O evento contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o governador José Ivo Sartori e o ministro do Desenvolvimento Social e Agrário, Osmar Terra.

Fabricante tem como meta triplicar sua capacidade
de produção. Imagem: Lilian Martins / Divulgação / JC

Fundada em 1993, a empresa funcionava em um galpão, no qual eram feitos consertos e fabricadas grades e linha de funilaria. A metalúrgica cresceu quando, em 2010, passou a produzir distribuidores de adubo orgânico, plataformas, roçadeiras, trituradores, ensiladeiras, toldos e guinchos para tratores. Atualmente com 170 funcionários, a previsão é que este número passe de 200 nos próximos meses. A nova planta possui 23 mil metros quadrados de área construída no km 126 da BR-472. A expectativa é de que o faturamento dobre até 2019, alcançando R$ 70 milhões ao ano.

O diretor executivo da empresa, Geraldo Recktenwald, afirmou que a fábrica foi construída com visão para o futuro. "Sabemos de nossas responsabilidades, mas confiamos muito na nossa capacidade e na volta do crescimento do nosso País. Estamos apenas nos primeiros 25 anos. Construímos esta fábrica para nos tornarmos referência na fabricação de implementos agrícolas", concluiu.

Na visita à fábrica, o governador Sartori destacou a importância do investimento. "A empresa tem um caminho feito com profissionalismo e modernização, e olhando para o que é mais importante, o desenvolvimento da região. Aqui, serão geradas muitas oportunidades de emprego em um momento difícil pelo qual passam o Estado e o País, para que a economia cresça novamente", afirmou.


Continua depois da publicidade


De acordo com o ministro Osmar Terra, o empreendimento "é um monumento à coragem de investir e de alterar a realidade em que vivemos. Isso muda a região, que é ainda distante dos grandes centros, com dificuldades logísticas importantes, mas que é superada pela garra e pela vontade de fazer acontecer de seus empreendedores".

O prefeito de São José do Inhacorá, Gilberto Hammes, destacou a importância da empresa para a cidade. "Em 2010, a São José representava 15% do retorno do ICMS ao município. Hoje, responde por 30%, e, com certeza, será cada vez mais", exaltou. Além desses números, outro que impressiona é o de empregos: 10% da população da cidade trabalha na fábrica.

Atualmente, os produtos mais comercializados pela empresa são carretões agrícolas, roçadeiras e distribuidores de adubo orgânico. Com a ampliação, novos modelos passarão a ser produzidos, como graneleiros e grades niveladoras. O principal segmento de mercado da São José Industrial são produtos destinados à agricultura familiar, pequenas e médias empresas. Com a ampliação, as grandes empresas também passarão a ser foco. O crescimento da metalúrgica, que tinha como principais clientes os estados do Sul do Brasil, já teve um aumento considerável. As vendas se expandiram e, nos últimos anos, alcançaram Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e Bahia, além de exportações para o Paraguai.