Siemens é contratada para um importante projeto de eletrificação ferroviária com a Trensurb no valor de R$18,5 milhões

Projeto abrangerá o desenvolvimento do projeto executivo, fornecimento, montagem e instalação, comissionamento, colocação em operação e treinamento da Subestação Retificadora Sapucaia e da Cabine de Seccionamento Luiz Pasteur no sistema do Metrô de Porto Alegre

A Siemens Brasil venceu a licitação para o Projeto com a Empresa de Trens Urbanos de Porto Alegre S.A – Trensurb - que abrangerá o fornecimento, a instalação e o comissionamento de soluções na área de eletrificação ferroviária para alimentação de trens em Sapucaia do Sul, na Região Metropolitana de Porto Alegre. Com valor de R$ 18,5 milhões, o Projeto prevê a reconstrução da subestação retificadora e de uma cabine de seccionamento, soluções fornecidas pela Siemens Brasil.

O Metrô de Porto Alegre é operado pelo governo federal por meio da empresa Trensurb que há 32 anos é responsável pelo transporte metropolitano. Com apenas uma linha o metrô abrange 22 estações, percorre 43,4km e transporta 228 mil usuários por dia.

"Vemos a mobilidade urbana como um componente primordial de um modelo de infraestrutura inteligente e integrada, sendo que a Siemens reúne todas as soluções para mobilidade em seu portfólio. Nosso envolvimento neste projeto busca trazer mais segurança para as instalações da empresa com soluções próximas ao estado da arte em termos de tecnologia", como, por exemplo, a utilização de relé de proteção em atendimento à norma IEC 61850 e a solução de cubículos de tração em 3kVcc substituindo a antiga solução em alvenaria, que visa a proteção do pessoal de operação e diminuição das dimensões das salas técnicas, afirma Luiz Piunti da Siemens.

Expertise no mercado metroferroviario

A divisão de Mobility tem como atividade fim fornecer produtos e soluções para o segmento metro-ferroviário de passageiros e carga e também para o segmento de automação rodoviário. As atividades consistem em identificação e desenvolvimento de novas oportunidades, vendas, gerenciamento e administração de contratos, consultoria estratégica, projeto, engenharia, desenvolvimento de soluções, fornecimento, montagem, instalação, comissionamento e operação assistida, integração de sistemas, assistência técnica e pós-vendas, treinamento, manutenção, modernização, reformas e serviços associados para sistemas metro-ferroviários.


Continua depois da publicidade


Com grande expertise, a empresa traz na bagagem um trabalho amplo na área de mobilidade, com projetos semelhantes nas Linhas 1, 2 e 4 do Rio de Janeiro, nas Linhas 1, 2, 4, 5 e 15 de São Paulo, Metrô Bahia, Linhas 7,10, 11 e 12 da CPTM.

Em todas as cidades com mais de meio milhão de habitantes há sistemas metro ferroviários bem desenvolvidos. Boa parte deles conta com soluções de automação e eletrificação Siemens, evitando que milhões de pessoas em todo o país utilizem transportes individuais.

Em relação ao Projeto com a Trensurb, o contrato foi assinado no dia dois de agosto e as obras estão previstas para serem concluídas dentro de um ano e meio.