Gerdau investirá R$ 1 milhão em parcerias

IPT, CBMM e Senai ajudarão a desenvolver aços para montadoras.

A fabricante de aços Gerdau anunciou parcerias com o Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), a Companhia Brasileira de Metalurgia e Mineração (CBMM) e o Instituto Senai de Inovação para o desenvolvimento de novas soluções com um aporte de cerca de R$ 1 milhão. 

A empresa quer desenvolver produtos dedicados ao setor automotivo. Segundo a Gerdau, uma das tendências desse mercado de veículos é o aumento da durabilidade de seus componentes como consequência da ampliação da garantia. Aços com maior resistência à fadiga, por exemplo, são essenciais para aumento da durabilidade. 

O desenvolvimento de aços mais resistentes e com menor necessidade de tratamento térmico também é buscado pela companhia para a produção de virabrequins de veículos leves e pesados. Em suas instalações em Charqueadas (RS) a Gerdau conta com um centro de pesquisa próprio para realizar estudos e viabilizar os projetos.

O local conta com profissionais especializados no desenvolvimento de soluções inovadoras, além de fomentar parcerias com universidades e outros centros de pesquisa no Brasil e no exterior.