Nova versão do NX, da Siemens, inova no desenvolvimento de produtos com o uso de Modelagem Convergente

Tecnologia auxilia engenheiros na criação de peças otimizadas para impressão 3D, acelera o processo de desenvolvimento e reduz a necessidade de conversão de dados.

Já está disponível a nova versão do software NX (NX 11) da Siemens, que traz um grande avanço no desenvolvimento digital de produtos graças ao uso da Modelagem Convergente, um novo sistema que simplifica consideravelmente o trabalho com geometria. Ela utiliza geometrias facetadas, superfícies e sólidos, sem exigir um processo demorado de conversão de dados. A Modelagem Convergente permite aperfeiçoar o desenvolvimento de peças para impressão 3D, acelerar o processo de desenvolvimento em geral e tornar a engenharia reversa uma prática muito mais comum e eficiente no desenvolvimento de produtos.

O NX 11 traz muitas melhorias em projeto assistido por computador, manufatura e engenharia (CAD/CAM/CAE), como 3D CAE de próxima geração, que utiliza o recém-lançado software Simcenter 3D, e melhoria na produtividade de CAM, com ferramentas como usinagem robotizada e manufatura aditiva híbrida para ajudar a aumentar a eficiência. 

“A Modelagem Convergente é um marco no desenvolvimento digital de produtos”, afirma Joe Bohman, gerente de Software de Engenharia de Produto da Siemens PLM Software. “Esperamos que ela seja uma ferramenta fundamental para trabalhar com geometrias facetadas de forma eficiente. Esta nova tecnologia deve reduzir significativamente o tempo e os custos e ajudar a eliminar a fase de retrabalho propensa a erros, que é comum ao trabalhar com geometria digitalizada. Além disso, elimina as limitações associadas à modelagem tradicional por CAD na otimização de peças para impressão 3D.”

As tecnologias avançadas do NX 11 para manufatura aumentam a flexibilidade e a precisão da usinagem, reduzem o tempo de programação e melhoram a qualidade das peças. Sua capacidade avançada de reconhecimento de recursos automatiza a programação de peças com muitos furos, reduzindo o tempo de programação em até 60%.


Continua depois da publicidade


O software NX 11 também inclui várias outras melhorias importantes. O Simcenter 3D (também disponível como um aplicativo independente) agora realiza todas as funções de simulação no NX para prever o desempenho do produto. Ele fornece aos usuários do NX uma experiência perfeita na navegação entre as tarefas de desenvolvimento e simulação, além de acelerar o processo de simulação, combinando a melhor edição de geometria da categoria, modelagem de simulação associativa e soluções multidisciplinares integradas ao conhecimento da indústria.

Solvers rápidos e precisos capacitam análises estruturais, acústicas, térmicas, de fluxo, de movimento e de compostos, além de oferecer otimização e simulação multifísica. Com o NX 11, o Simcenter 3D apresenta novas capacidades de modelagem e a simulação de máquinas rotativas, um novo ambiente para acústica interna e externa e melhorias significativas na análise de danos de estruturas compostas.

Novas técnicas, como manufatura aditiva, abrem portas para a criação de designs com formas que podem fornecer níveis superiores de desempenho. Além disso, a Modelagem Convergente elimina limitações ao levar aos designers a flexibilidade de criar rapidamente novas formas, aproveitando melhor os materiais e as técnicas disponibilizados por meio da manufatura aditiva.

Usuários de vários setores, incluindo medicina, automotivo e bens de consumo, entre outros, estão cada vez mais utilizando dados 3D digitalizados como parte do processo de desenvolvimento. Esta engenharia reversa de projetos existentes é tradicionalmente um processo de alto custo e longo, pois os dados digitalizados exigem a conversão manual e demorada da geometria facetada na forma sólida de superfície antes de serem usados na modelagem adicional. O processo de engenharia reversa pode levar dias ou semanas para ser concluído. A Modelagem Convergente reduz consideravelmente a necessidade deste retrabalho ao reunir os dados digitalizados, que podem ser trabalhados diretamente no NX 11. Desta forma, não é necessário mapear superfícies, criar sólidos ou outras formas manualmente.