Sudoeste do Paraná recebe laboratórios para desenvolvimento da indústria

O Senai instalou dois laboratórios para o desenvolvimento da indústria dos 42 municípios do Sudoeste do Paraná e Noroeste de Santa Catarina. Instalados em Pato Branco, as estruturas são braços dos Instituto Senai de Tecnologia em Construção Civil, com sede em Ponta Grossa, e do Instituto Senai de Tecnologia em Metalmecânica, localizado em Maringá. O objetivo de instalar esses laboratórios na região é atender a demanda de municípios, no acompanhamento tecnológico para as indústrias.

Segundo a gerente das unidades do Senai, Sesi e IEL em Pato Branco e Dois Vizinhos, Marcia Painim, a região é próspera e economicamente diversificada, o que fez o mercado de construção civil crescer. As exigências por maior qualidade e novas tecnologias e normas técnicas do setor foram outras razões que levaram ao investimento.  Explicou que a região possui indústrias voltadas para a fabricação de utensílios domésticos de alumínio, o que demanda atendimento voltado à tecnologia e serviços de indústria de metalmecânica.  Com o surgimento da norma de desempenho para o setor, os industriais necessitavam deste apoio para a aprovação dos seus produtos.

Entre os serviços oferecidos para a construção construção civil estão os ensaios laboratoriais e as consultorias, sendo que as principais linhas de pesquisa aplicada são: construção sustentável, tecnologia e qualidade do sistema construtivo, gestão e segurança e materiais de construção. Já em metalmecânica, são realizados ensaios laboratoriais de flexão, torção, impacto, fadiga, propagação de calor, resistência à queima e resistência ao calor.


Tópicos: