ABB realiza evento Aliança Solar Brasil nesta segunda-feira (22)

Encontro vai promover debate de importantes temas para toda a cadeia produtiva e impulsionar um ambiente de negócios favorável.

A ABB, em parceria com a Sices Brasil e a Canadian Solar, realiza nesta segunda-feira (22), no hotel Blue Tree Premium de Alphaville, o evento Aliança Solar Brasil, que tem como objetivo reunir os mais importantes players do setor de energia solar para discutir temas relevantes para toda a cadeia produtiva.

A programação é composta por palestras que vão abordar a situação atual do mercado e os principais aspectos da Resolução Normativa 687 da Aneel, algo que pode alterar drasticamente a geração de energia solar no Brasil. Está na pauta também a questão da disseminação da geração solar distribuída – quando a energia é produzida no centro de carga e, eventualmente, até pelo próprio consumidor – como uma das possibilidades que se revelam para o setor de energia solar.

Nomes importantes do segmento serão os responsáveis pelas apresentações, assim como representantes da ABB, de suas parceiras no evento e da Associação Brasileira de Geração Distribuída (ABGD), que também oferece apoio institucional ao Aliança Solar Brasil. O público será composto por convidados de empresas de consórcios, engenharia, cadeia de fornecimento de energia solar, instituições públicas e privadas. Haverá também agentes financeiros, que poderão informar sobre financiamentos de projetos de energia solar, e empresas de seguros, que na ocasião vão lançar os produtos Risco Engenharia para Projetos Solar FV ao Integrador Instalador e o Solar All Risk, seguro completo da planta solar para o ativo do consumidor final.

A inciativa de reunir importantes representantes desse mercado no cenário atual é fundamental para impulsionar a geração solar e a ampliação da matriz energética brasileira. É necessário buscar alternativas para promover um ambiente de negócios favorável e competitivo a fim de evitar a dependência apenas de leilões. Outro tema que está na pauta do setor é o avanço da geração centralizada da mesma forma que na distribuída.