Nissan, Siemens e HP Enterprise desenvolvem plataforma de última geração para novos projetos de automóveis

Solução inovadora para a indústria automobilística utiliza como base tecnológica de software produtos como NX e Teamcenter, da Siemens PLM

Nissan Motor, Siemens AG e Hewlett Packard Enterprise anunciaram o desenvolvimento da primeira infraestrutura para projeto automotivo de última geração que fornece aos centros globais de pesquisa e desenvolvimento da Nissan uma conexão de alta velocidade contínua para acesso aos dados mais recentes de desenvolvimento de veículos. A solução de engenharia de infraestrutura de desktop virtual (VDI, da sigla em inglês) proporciona à Nissan maior flexibilidade e capacidade no gerenciamento global de projetos de veículos. A empresa começa a utilizar a nova infraestrutura na América do Norte e na Europa.

A engenharia VDI utiliza o processamento de gráficos avançados baseados em tecnologia de virtualização de desktop. Ela permite que os engenheiros acessem estações de trabalho virtuais CAD 3D em servidores e que as controlem em um ambiente local. Com esta tecnologia, a Nissan pode armazenar dados recentes em seus servidores, possibilitando o acesso às equipes do mundo todo, a qualquer momento. Isso aumenta a produtividade e a facilidade de utilização, bem como melhora o custo-benefício e o gerenciamento do risco de danos.

Esta nova plataforma é uma solução de próxima geração para projetos de veículos totalmente escalável que adota engenharia VDI mundialmente, utilizando servidores com avançada tecnologia de processamento de gráficos, armazenamento de alto desempenho, software e aceleração de rede. A Nissan vai usá-la inicialmente em dois centros de desenvolvimento: no Nissan Technical Center da América do Norte e no Nissan Technical Center da Europa.

Com esta plataforma, a Nissan espera ter ao seu dispor a mesma produtividade das operações CAD em todos os sites globais e diminuir drasticamente os custos associados ao aprimoramentos do sistema, upgrades de versão e gastos operacionais, consolidando e aprimorando a gestão da infraestrutura. Além disso, a Nissan também planeja expandir o uso da plataforma no futuro, já que ela possui a flexibilidade necessária para ser adotada globalmente no desenvolvimento de automóveis.


Continua depois da publicidade


A base tecnológica do software para a solução de Engenharia VDI da Nissan foi fornecida pela área de gerenciamento do ciclo de vida do produto da Siemens. O software NX ™ da Siemens é a solução CAD central para a Nissan, utilizada em toda a engenharia e desenvolvimento de seus veículos. Para garantir um elevado nível de desempenho VDI, o NX foi certificado em todo o hardware necessário para suportar este sistema. Além disso, o software Teamcenter® da Siemens serve como a espinha dorsal digital para solução de VDI da Nissan. O Teamcenter® é um abrangente sistema de gerenciamento de dados de produto que fornece acesso fácil e rápido a todas as informações a toda a equipe do projeto, independentemente da sua localização.

"A Siemens está na vanguarda ao permitir a digitalização da indústria de manufatura global e estamos orgulhosos por trabalhar com parceiros como a HPE para apoiar esta importante iniciativa da Nissan", diz Chuck Grindstaff, presidente e CEO da Siemens PLM Software, unidade de negócios da Siemens Digital Factory Division.

"Com o aumento do número de novos projetos globais, a importância da tecnologia da informação tornou-se ainda maior. Com base em nossa estratégia global de SI/TI, a Nissan irá priorizar a integração da gestão com a tecnologia da informação para aumentar o valor dos negócios que o setor de TI oferece para a empresa", afirma Celso Guiotoko, Chief Information Officer e Global IS/IT da Nissan.