Fiat Chrysler Automobiles inaugura centro de pesquisa e desenvolvimento em Pernambuco

O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva vai gerar aproximadamente 500 empregos nos próximos anos e vai operar em conexão com unidades similares nos Estados Unidos, na Itália e em Betim (MG).

Depois de inaugurar em abril deste ano o Polo Automotivo Jeep em Goiana (PE), a FCA – Fiat Chrysler Automobiles elegeu o Brasil para instalar seu mais novo Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva. O Centro será instalado em Pernambuco, e a primeira das quatro unidades que integrarão esse complexo de inteligência automotiva é inaugurada nesta quarta-feira (2) de dezembro, na cidade do Recife (PE). Trata-se do Centro de Software, dedicado exclusivamente à concepção e ao desenvolvimento de softwares automotivos para controle de motores e transmissões (powertrain). Esta é a primeira unidade da FCA com foco no desenvolvimento de softwares na América Latina.

“Esse Centro será um marco de localização de produção de inteligência automotiva no Brasil, criando novos sistemas e soluções para os automóveis produzidos pela Fiat Chrysler Automobiles em todo o mundo. Pernambuco vai contribuir para o desenvolvimento de nosso grupo na América Latina e, ao mesmo tempo, se torna um centro de classe mundial na área de engenharia automotiva e da mobilidade”, destaca Stefan Ketter, presidente da FCA para a América Latina.

O Centro de Software desenvolverá programas que proporcionarão maior eficiência energética, redução do consumo de combustível e da emissão de gases, além de maior dirigibilidade, aprimorando o desempenho do conjunto motor-transmissão e melhorando a resposta aos comandos executados pelo motorista.

“Nos últimos anos, os veículos têm-se tornado intensivos na utilização de sistemas eletrônicos e digitais. Os carros, cada vez mais, são equipados com centrais de controle de comando, que controlam o fluxo de combustível, a taxa de transmissão, a taxa de combustão e a emissão de gases, determinam o consumo, controlam o desempenho e a rapidez com que o veículo responde aos comandos do motorista. Cada uma dessas funções é executada por softwares complexos, cujo desenvolvimento se torna um elemento chave no desenvolvimento dos produtos da indústria. Daí decorre a relevância do Centro de Software que estamos inaugurando. É o primeiro centro com essa especialização que instalamos na América Latina”, destaca Egon Daxbacher, Gerente de Implantação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva da FCA em Pernambuco.


Continua depois da publicidade


A implantação do Polo Automotivo Jeep em Goiana, com capacidade para a produção de 250 mil veículos por ano e empregando mais de 7 mil trabalhadores, predominantemente mão de obra de Pernambuco e do Nordeste, teve grande impacto sobre o processo de reindustrialização e de geração de empregos na região. A implantação do Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva terá impacto positivo similar, ao interagir com instituições de ensino e de pesquisa de Pernambuco e do Nordeste e estimular a formação de mão de obra especializada na região, para atender à demanda de consolidação de um centro de inteligência automotiva.

Empregos de qualidade

O Centro de Pesquisa, Desenvolvimento, Inovação e Engenharia Automotiva da FCA em Pernambuco vai gerar aproximadamente 500 empregos nos próximos anos. Destes, já foram contratados 210 profissionais. Apenas no Centro de Software, são 63 estações de trabalho, ocupadas atualmente por 27 profissionais, em sua maioria engenheiros.