Importações de bens de capital voltam para patamar de 2010, diz Abimei

Entidade vê setor paralisado e avalia que falta de maquinário importado está aprofundando a crise na indústria nacional.

As importações de bens de capital no Brasil recuaram pelo terceiro mês consecutivo em outubro, para US$ 2,762 bilhões, e chegaram ao nível mais baixo desde fevereiro de 2010. O número representa uma queda de 6,8% em relação às importações em setembro de 2015 e de 23,3% em relação a julho, mês em que as importações de bens de capital começaram a cair. No acumulado de 2015, a queda até outubro é de 19,3%.

Os dados foram apurados pela Abimei (Associação dos Importadores de Máquinas e Equipamentos Industriais), em estudo que analisou cada um dos segmentos dos bens de produção. Para a entidade, a falta de maquinaria industrial vai aprofundar a crise e adiar ainda mais a recuperação econômica, por prejudicar a produtividade da indústria nacional.

Entre os segmentos de bens de capital, a maior retração nas importações está nas máquinas-ferramenta (recuo de 28,5% entre janeiro e outubro de 2015, em comparação com o mesmo período do ano passado). O único segmento com um aumento nas importações é o de equipamentos fixos de transporte (crescimento de 27,2% nas importações até agora).