Nissan é a que mais cresce em valor de marca entre as automotivas

Toyota continua como a marca mais valiosa do setor, aponta Interbrand.

A Nissan é a empresa automotiva com o maior crescimento em valor de marca de acordo com a edição 2015 do Best Global Brands Study, divulgado no domingo (4), pela Interbrand, líder global em consultoria de marca. Entre as 15 empresas do setor automotivo que aparecem no estudo, o valor da Nissan foi estimado em US$ 9 bilhões, aumento de 19% com relação ao último ano, quando o valor estimado foi de U$ 7,6 bilhões, fazendo a montadora subir da 56ª para a 49ª posição no ranking geral das 100 maiores marcas globais. Desde sua primeira aparição na lista, em 2011, a montadora subiu 41 posições.

“O rápido crescimento da Nissan em apenas cinco anos, da posição 90 para a 49, mostra que estamos atuando de forma correta, nos engajando com os consumidores enquanto nos mantemos sempre autênticos”, declarou Roel de Vries, vice-presidente mundial corporativo e chefe global de marketing e estratégia de marca da Nissan. “Fazer crescer uma marca global que investe no excitement e é inovadora é parte integral do sucesso da nossa companhia”, acrescenta Vries.

No Top 100 da Interbrand, 15 marcas são diretamente ligadas ao setor automotivo (em ordem de aparição): Toyota, BMW, Mercedes-Benz, Honda, Volkswagen, Ford, Hyundai, Audi, Nissan, Porsche, Kia, Harley-Davidson, Chevrolet, Land Rover e a Mini, do Grupo BMW, que aparece na lista pela primeira vez. Além dessas, o estudo elenca a Caterpillar, fabricante de máquinas e equipamentos de construção, na 72ª posição, e a John Deere, do segmento de máquinas agrícolas, na 83ª colocação do ranking geral.

Considerando apenas as empresas automotivas, a Toyota continua como a marca mais valiosa, com crescimento de 16% sobre o valor estimado no ano passado, para US$ 49 bilhões. A montadora subiu duas posições e atualmente ocupa a sexta colocação do ranking geral, que continua liderado por empresas do setor de tecnologia, na sua maioria: Apple (US$ 170,2 bilhões) e Google (US$ 120,3 bilhões), pelo terceiro ano consecutivo nos 1º e 2º lugares, respectivamente, seguidos por Coca-Cola (US$ 78,4 bilhões), Microsoft (US$ 67,6 bilhões) e IBM (US$ 65 bilhões).


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Entre as automotivas, a Volkswagen foi a única a registrar queda no valor estimado da marca, de 9%, segundo o estudo da Interbrand, de US$ 13,7 bilhões para US$ 12,5 bilhões. 


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