Fábrica norueguesa pretende investir US$ 3,5 bilhões em Santa Catarina

A fabricante de contêineres para transporte de gás liquefeito pretende se instalar em Imbituba, no Sul do Estado.

O vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, tratou da instalação de uma fábrica de contêineres para transporte de gás liquefeito na Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de Imbituba com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e o secretário-executivo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Vítor Chaves, em Brasília, no início da noite da última quarta-feira (2).

Para viabilizar o investimento, será necessário antes a edição do Plano de Negócios das ZPEs. “Precisamos de facilitadores e agilidade na publicação do Plano de Negócios. Ele é essencial para atrairmos investidores como esse para Santa Catarina”, afirmou Moreira.

A fábrica norueguesa pretende aplicar cerca de US$ 3,5 bilhões numa área de 19 hectares. Ela já entregou ao Governo do Estado uma carta de intenções expressando o interesse em se instalar no local.

O ministro se mostrou receptivo ao pleito, revelando que as ZPEs são importante instrumento no esforço que o país faz para se integrar economicamente. “Acolhemos como importante e válido a atualização na legislação das ZPEs e temos toda disponibilidade de contribuir com o projeto, encontrando um marco legal para que este instrumento se torne mais efetivo”, garantiu. No momento, a atualização da legislação da ZPE passa por apreciação da Câmara dos Deputados, onde a principal mudança é com relação ao percentual a ser exportado pelas empresas que se instalarem nas Zonas: passaria de 80% para 60% do total da produção, sendo o restante para o mercado interno.

Participaram das audiências o secretário de Articulação Nacional, Acélio Casagrande; os presidentes da SCGás, Cosme Polese; e da Codesc, Miguel Ximenes; o senador Dário Berger; o presidente do Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi), Luiz Otávio Pimentel; o secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Gustavo Fontenele; o subsecretário de Desenvolvimento Sustentável da SAE, Alberto Lourenzo; o secretário-executivo adjunto da SAE, Ariel Pares; e outras autoridades.

O vice-governador de Santa Catarina, Eduardo Moreira, tratou da instalação de uma fábrica de
contêineres para transporte de gás liquefeito na Zona de Processamento de Exportações (ZPE) de
Imbituba com o ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Armando Monteiro, e
o secretário-executivo de Assuntos Estratégicos da Presidência da República, Vítor Chaves.
Imagem: Chivo Alves/Divulgação