Airbus vai investir R$ 150 milhões para instalar fábrica em Porto Alegre

Contrato será assinado em 2015 e operação deve iniciar em 2016.

A Airbus, multinacional francesa conhecida pela produção de aviões, vai investir R$ 150 milhões para a construção de uma unidade em Porto Alegre. O anúncio foi feito na última sexta-feira (8) pelo prefeito da cidade, José Fortunai, após reunião com o governador José Ivo Sartori.

Segundo a prefeitura, a fábrica ficará na região do 4º Distrito, na área central da capital. O início do contrato deve ser assinado ainda em 2015 e o início das operações pode ocorrer ao longo de 2016. A unidade vai produzir equipamentos destinados à área de segurança pública.

As negociações foram iniciadas pelo secretário da Fazenda, Jorge Tonetto, ainda em dezembro do ano passado. No dia 26 deste mês, uma comitiva, com as presenças do governador e do prefeito, vai a Paris para um encontro na sede da empresa. Ainda não estimativa do número de empregos diretos e indiretos que serão gerados.

De acordo com a prefeitura, Porto Alegre foi escolhida pela empresa por causa da infraestrutura na área de processamento de dados, a presença da TecnoPuc e a proximidade com a TecnoSinos, em São Leopoldo. A capital gaúcha também é a única que tem infovias distribuídas em todas as regiões da cidade, diz o Executivo.