Notícias
Membros do MIT e da empresa indiana Jain Irrigation System criaram um método que transforma a água salgada em potável. Essa criação lhes garantiu vitória no desafio da USAID, um órgão do governo dos EUA que lida com pessoas que passam necessidades, e um prêmio de US$ 125 mil.
O desafio tinha como objetivo criar um sistema simples e barato que pudesse fornecer água limpa para comunidades rurais em países em desenvolvimento. O sistema usa a técnica de eletrodiálise. Nela, o sal é dissolvido na água e se transforma em partículas com cargas elétricas positivas e negativas, sendo assim, o sistema usa membranas elétricas que atraem as cargas como se fossem imãs.
Natasha Wright, doutoranda no MIT e uma das criadoras do sistema, disse ao jornal Boston Globe que: “Funciona como um circuito elétrico. Os íons são puxados para fora da água em direção aos eletrodos.” A pesquisadora ainda ressaltou que apenas 5% da água são perdidos nesse processo.
O processo de tirar o sal da água utiliza baterias similares às de carros e caminhões. Elas são carregadas durante o dia e utilizam painéis que captam energia solar, caracterizando um sistema ecológico.
A água convertida em uma unidade poderia ser utilizada para irrigar uma pequena plantação ou ser fornecida para em média cinco pessoas. Apesar de o foco do projeto serem países em desenvolvimento, a invenção pode ser importante também para grandes áreas metropolitanas, principalmente as que estão enfrentando crises hídricas.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa