Sistema de dessalinização produz água doce mais barata que torneira

Se o sistema for ampliado para o tamanho de uma mala pequena, poderá produzir cerca de 4 a 6 litros de água potável por hora

Transformar a água do mar em água potável por meio de um dispositivo inspirado no oceano e alimentado pelo sol é o que está em processo de estudo pelos engenheiros do MIT e da China. De acordo com o MIT News, num artigo publicado recentemente na Revista Joule, a equipe descreve o projeto de um novo sistema de dessalinização solar que absorve água salgada e a aquece com luz solar natural.

Um protótipo inclinado de dez estágios está localizado em um reservatório “semelhante a um barco”. Imagem: Jintong Gao e Zhenyuan Xu/ MIT News

A configuração do dispositivo permite que a água circule em redemoinhos, de maneira semelhante à circulação “termohalina” muito maior do oceano. Essa circulação, combinada com o calor do sol, faz com que a água evapore, deixando o sal para trás. 

O vapor de água resultante pode então ser condensado e coletado como água pura e potável. Entretanto, o sal restante continua a circular através e fora do dispositivo, em vez de se acumular e obstruir o sistema.

O novo sistema tem uma taxa de produção de água mais elevada e uma taxa de rejeição de sal mais elevada do que todos os outros conceitos de dessalinização solar passiva atualmente em teste.

Água potável mais barata

Os pesquisadores estimam que se o sistema for ampliado para o tamanho de uma mala pequena, poderá produzir cerca de 4 a 6 litros de água potável por hora e durar vários anos antes de exigir peças de reposição. Nesta escala e desempenho, o sistema poderia produzir água potável a uma taxa e preço mais baratos do que a água da torneira.


Continua depois da publicidade


“Pela primeira vez, é possível que a água produzida pela luz solar seja ainda mais barata do que a água da torneira”, afirma Lenan Zhang, cientista pesquisador do Laboratório de Pesquisa de Dispositivos do MIT.

A equipe prevê que um dispositivo ampliado poderia produzir passivamente água potável suficiente para atender às necessidades diárias de uma pequena família. O sistema também poderia abastecer comunidades costeiras fora da rede, onde a água do mar é facilmente acessível.

Após vários protótipos e testes, os investigadores calcularam que se cada fase fosse ampliada para um metro quadrado, produziria até 5 litros de água potável por hora, e que o sistema poderia dessalinizar a água sem acumular sal durante vários anos. Dada esta vida útil prolongada e o fato de o sistema ser totalmente passivo, não necessitando de electricidade para funcionar, a equipa estima que o custo global de funcionamento do sistema seria mais barato do que o custo para produzir água canalizada nos Estados Unidos.

“Mostramos que este dispositivo é capaz de ter uma vida útil longa”, diz Zhong. “Isso significa que, pela primeira vez, é possível que a água potável produzida pela luz solar seja mais barata do que a água da torneira. Isto abre a possibilidade de a dessalinização solar resolver problemas do mundo real”.

*Imagem de capa: Depositphotos