Junker anuncia aquisição da fabricante nacional de retificadoras Zema

Grupo alemão adquiriu 76% das cotas da fabricante brasileira.

O grupo alemão Junker, fabricante de retificadoras de alto desempenho, anuncia a aquisição majoritária da Zema, empresa brasileira líder no setor. A Zema foi fundada em 1953, tem mais de 80 colaboradores e produz retificadoras CNC com rebolos convencionais, principalmente para o mercado brasileiro. Com a adoção, o Grupo Junker amplia sua competência em oferecer sistemas completos na área de retificação: retificadoras CBN com alta velocidade, retificadoras de rebolos convencionais e sistemas de exaustão e filtragem de ar através de uma única fonte.

As máquinas Junker são concebidas principalmente para a retificação com tecnologia CBN. Para ampliar o leque de seus produtos, a Junker assegurou a maioria qualificada na Zema, adquirindo 76% das cotas. As máquinas da Zema possuem soluções inteligentes para a retificação com rebolo convencional como, por exemplo, para a usinagem de flanges e espigasem virabrequins, turbo compressores, homocinéticas e eixos de transmissões. Segundo o diretor presidente do Grupo Junker , Rochus Mayer, a participação majoritária nesta tradicional empresa brasileira permitirá a expansão global da Junker : "Agora poderemos atender todas as necessidades dos nossos clientes, abrir novos mercados e fornecer linhas combinadas de produção (CBN e Corundum)".

No Brasil, a Zema já fornece a importantes empresas globais, como Bosch, ThyssenKrupp e Fiat. Com a aquisição, elas passam a ser vendidas no mundo todo: afinal o Grupo Junker, com matriz em Nordrach na Alemanha, possui uma rede mundial de vendas e assistência técnica em contínuo desenvolvimento e crescimento.