Sumitomo lança fresa ball-nose, sem ligante, para acabamento de moldes NPDB

Em fevereiro de 2012, a Sumitomo Electric Industries desenvolveu a primeira ferramenta de corte na indústria a usar diamantes nano-policristalinos (NPD), formados de nanopartículas direta e solidamente unidas na aresta de corte de fresas ballnose. A fabricação sob encomenda foi lançada em abril de 2013.

Três tamanhos de raios de ferramenta de corte de R0,3, R0,5 e R1,0 foram definidos como standard a partir de outubro de 2014, e as vendas foram iniciadas.

Características

Os NPDs são gerados a partir do grafite sob pressão e temperaturas extremamente altas através de um processo de fabricação especial. Como as minúsculas partículas de diamante com raios com dezenas de nanômetros são diretamente unidas de maneira sólida, sem qualquer material ligante, elas são mais duras que diamantes monocristalinos e não têm a característica de clivagem. Além disso, comparados aos diamantes sinterizados convencionais (PCD, diamantes policristalinos), eles proporcionam uma aresta de corte mais afiada e oferecem uma melhor qualidade na superfície usinada.

Destaca-se, também, uma precisão maior da aresta de corte da fresa, de modo que é possível manter a precisão dimensional por mais tempo na usinagem de materiais duros e quebradiços, como metal duro usado em matrizes de forjamento óptico e de precisão.

Mold Finish Master e Sumidia são marcas comerciais registradas da Sumitomo Electric Industries, Ltda.