Schmersal projeta crescimento de 10% para 2015

A alemã Schmersal, líder mundial em sistemas de segurança para máquinas e equipamentos industriais, encerra 2014 com um crescimento de 14% em seus negócios. Este desempenho é resultado d o aquecimento dos setores de segurança, de elevadores e das indústrias que precisam se adequar às normas de segurança como a NR12.

Para 2015, a companhia espera atingir a marca de 10% de expansão. "Mesmo diante do atual cenário econômico, que não está favorável, a empresa aposta em novos mercados e em linhas de produtos lançadas este ano para garantir seu crescimento. Além disso, está previsto um investimento de 4% do faturamento para ampliação da área fabril, novas máquinas e equipamentos e também na área eletrônica. Os desafios são justamente por conta do baixo crescimento, especialmente o reduzido nível de investimentos, decorrente das incertezas na área econômica, política e altos juros", comenta Rogério Baldauf, diretor-superintendente da Schmersal.

Ainda para este ano, a empresa tem como estratégia expandir seus negócios na América Latina e ampliar sua atuação em outros segmentos de mercado, como por exemplo, a indústria alimentícia com os produtos da linha higiênica.

Em relação às exportações, houve um avanço. A participação dos produtos vendidos para o mercado externo foi de 9,9% em 2014, enquanto que, no mesmo período de 2013, foi de 8,5%. Já para o ano que se inicia, a Schmersal prevê um aumento de 11% de seu volume de exportações. "Esperamos que 2015 seja um ano de expansão e oportunidades para estender nossos negócios em outros segmentos", define Baldauf.

Em relação à atuação regional, no estado do Rio de Janeiro, o crescimento da atuação da empresa, até outubro deste ano, chegou à marca de 75%. As regiões Norte, Centro-Oeste, Minas Gerais e interior de São Paulo apresentaram crescimentos acima de 25%.