ArcelorMittal investe R$ 50 milhões em Sabará para atender autopeças

Usina vai fornecer barras descascadas para uso em diversos componentes.

A ArcelorMittal Aços Longos informou que vai investir R$ 50 milhões na ampliação de 20% da capacidade da usina de Sabará, em Minas Gerais. O recursos serão destinados à compra de equipamentos para produção de barras descascadas, uma nova área de negócios para a siderúrgica, com o objetivo de atender a demanda de fabricantes de autopeças no Brasil. O início da operação do novo equipamento está previsto para outubro 2015. 

As barras descascadas são usadas em hastes de amortecedores, barras estabilizadoras, barras de direção, sistema de válvulas hidráulicas e pinos-guia de alta precisão, entre outras aplicações. “Esse investimento representa nossa entrada em novo mercado, com produtos de alto valor agregado para as indústrias automotiva e mecânica brasileiras”, disse Jefferson de Paula, CEO da ArcelorMittal Aços Longos Américas do Sul e Central, em nota distribuída à imprensa na quarta-feira (19). 

Segundo avalia a ArcelorMittal, o mercado brasileiro de barras usinadas cresce especialmente com o aumento dos requerimentos de qualidade da indústria automotiva no Brasil, que tem metas de redução de consumo de combustível e, como consequência, busca a diminuição do peso dos veículos. Por isso o foco da siderúrgica nesse momento será o de atender principalmente ao mercado interno. 

A usina de Sabará produz atualmente 180 mil toneladas de barras trefiladas e endireitadas, com aplicação nos setores automotivo e industrial. Com o novo investimento, a unidade ampliará a capacidade em até 36 mil toneladas/ano.