Notícias
Um pequeno carro elétrico construído por estudantes bateu o recorde mundial de aceleração. O veículo acelerou de 0 a 100 km/h em 1,785 segundo. Isto significa que o carro já estava a 100 km/h de velocidade depois de percorrer apenas 30 metros. Nenhum carro atualmente em produção no mundo consegue atingir uma aceleração similar.
Chamado Grimsel, o carro elétrico foi projetado para a Fórmula Estudante por uma equipe da Universidade de Lucerne e da Escola Politécnica de Zurique (ETH), na Suíça.
O recorde batido pertencia a outro carro elétrico da mesma categoria, fabricado por alunos da Universidade de Delft, na Holanda, que havia acelerado de 0 a 100 km/h em 2,134 segundos.
Controle de tração
O Grimsel foi projetado e construído em menos de um ano por uma equipe de 30 estudantes. Feito principalmente de fibra de carbono, o carro elétrico de competição pesa apenas 168 kg.
Ele tem tração nas quatro rodas, com um motor em cada roda, gerando um torque total de 1.630 Nm. Os quatro motores produzem cerca de 200 hp (147 kW).
Um controle de tração se incumbe de distribuir o torque individualmente para cada roda, para maximizar a aceleração do veículo.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa