Como manter o foco nos estudos?

Profissional dá dicas de como manter o foco nos estudos e no trabalho.

Justamente as tarefas que exigem um nível maior de concentração parecem nos dispersar com mais rapidez, não é mesmo?

Há alguns fatores que atrapalham bastante a nossa capacidade de manter o foco nos estudos. Um dos principais é a não satisfação das nossas necessidades fisiológicas como fome, sede, sono, calor, etc. Ficar incomodado com isso, além de desconcentrar, pode causar irritação e consequente abandono do momento de estudo.

Procure sempre manter um ambiente organizado e agradável, livre de ruídos. Isso também pode ajudar muito na concentração e melhor aproveitamento dos estudos.

O gestor da área de educação do Cebrac (Centro Brasileiro de Cursos), Luciano Rudnik, listou algumas dicas simples, mas que se aplicadas de fato, poderão te ajudar a manter o foco!

Dica 1 – Elimine as distrações. Nos momentos reservados ao estudo, verifique se você está livre de músicas, televisão, pessoas conversando, celular, etc.

Dica 2 – Para que seus estudos sejam eficazes, procure um local arejado e confortável. Temperatura (nem calor demais, nem frio demais) e uma cadeira adequada, que auxilia na sua postura, ajudam você a se concentrar melhor.

Dica 3 – Seja organizado com seus estudos. Estabelecer um cronograma de atividades diárias e prazos para executar tarefas ajudam você a não se dispersar e alcançar objetivos de forma consistente.

Dica 4 – Para renovar o ânimo e se concentrar melhor nos estudos, faça um passeio ao ar livre. Ambientes naturais, como parques e praças, possuem um alto poder de redução da fadiga. Por isso, procure por este ambientes para sua mente se recompor.

Dica 5 – Pequenas pausas são necessárias para manter o foco nos estudos. Quando a concentração nos estudos cai, é hora de dar um tempinho, tomar uma água para depois retornar com muito mais energia!


Tópicos: