Empresa do Grupo VPA investe R$ 5 milhões em nova fábrica em MG

A VPA Equipamentos, braço do Grupo VPA, investe R$ 5 milhões na construção de uma nova fábrica em Ribeirão das Neves, município da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). A planta será especializada na fabricação de estacas-pranchas metálicas, martelos vibratórios e blindagens de vala. As obras começaram em julho deste ano e devem ser concluídas até o mesmo mês do próximo ano.

Segundo o diretor comercial da VPA Equipamentos, Bruno Andrade, o projeto foi motivado por um aumento da demanda e pelo interesse da empresa em intensificar a sua atuação em outros estados do país. A escolha de Ribeirão das Neves se justifica devido a sua localização estratégica, uma vez que o município fica a apenas 23 quilômetros de Belo Horizonte, onde está a sede da empresa. A nova unidade industrial está sendo construída em um terreno de 20 mil metros quadrados. Inicialmente, área construída será de três mil metros quadrados.

A capacidade produtiva será de 200 toneladas mensais de equipamentos. Atualmente, a corporação mantém uma fábrica no bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na RMBH, que também consegue produzir 200 toneladas por mês e um centro de distribuição (CD) no Rio de Janeiro. Neste exercício, a empresa projeta expansão de 30% em relação a 2013. O valor da receita, no entanto, não é revelado em função de questões estratégicas. Com a nova fábrica, a empresa passa a empregar cerca de 80 colaboradores diretamente.

No momento, o principal mercado da organização está concentrado na região Sudeste, responsável por gerar 50% da receita total. A empresa planeja intensificar a sua atuação na região Nordeste, onde os índices de crescimento são superiores em relação ao restante do Brasil. ôPara isso, pretendemos começar a construir um CD, provavelmente na Bahia, até meados de 2015õ, adianta o diretor comercial, sem comentar o valor que será aportado.


Continua depois da publicidade


Grupo - Os negócios da VPA Equipamentos correspondem a 40% da receita total do Grupo VPA. A maior parte, 60%, é gerada pela VPA Urbanismo e Construções, responsável pela construção de empreendimentos como os condomínios fechados da marca Blue Garden. Eles já são realidade em Araxá (Alto Paranaíba), Leopoldina (Zona da Mata) e Sete Lagoas (região Central).