Stratasys amplia fronteiras com o lançamento de impressoras multimateriais

A Stratasys Ltda., líder global em soluções de impressão 3D e de manufatura aditiva, anuncia o lançamento das impressoras 3D multimateriais Objet500 Connex1 e Objet500 Connex2, que apresentam a exclusiva tecnologia de triplo-jateamento, projetada para permitir que o usuário imprima produtos com até três materiais diferentes em uma única tiragem, ou misture várias gotas de um material para formar novos materiais digitais, como o resistente Digital ABS.
 
Assim como a impressora 3D Objet500 Connex3 multimateriais colorida, anunciada este ano, as novas impressoras 3D Objet500 Connex1 e Objet500 Connex2 oferecem aos designers e fabricantes de produtos uma versatilidade na utilização dos materiais, na funcionalidade e no realismo do produto a ser impresso.
 
Sobre a Objet500 Connex1

Impressora Objet500 Connex1
Imagem: Divulgação

Equipada com um grande compartimento de impressão, a impressora 3D multimateriais Objet500 Connex1 produz peças a partir de três diferentes materiais em apenas um único ciclo de produção, além de produzir componentes que contenham materiais rígidos e flexíveis, como o tipo borracha Tanto e o material rígido Vero. É possível imprimir peças de até 490mm x 390mm x 200mm ou uma bandeja mista de pequenas peças. O gabinete de materiais da impressora 3D, que possui até oito cartuchos, resulta em um maior tempo de execução autônoma, por exigir pouca troca dos materiais, comparado aos modelos anteriores. O Hot swapping – recarga de cartuchos e materiais de apoio enquanto a impressora 3D está operando – permite a produção contínua da peça. A impressão 3D multimateriais consegue, em uma única tiragem automatizada, o que seria impossível alcançar com impressoras 3D convencionais, que necessitariam de montagem manual de múltiplos trabalhos de impressão.
 
Sobre a Objet500 Connex2
 
A impressora 3D multimateriais Objet500 Connex2 permite aos usuários a combinação de transparência, durabilidade e flexibilidade em uma única peça. Possui também todos os recursos da Objet500 Connex1, além da capacidade de combinar gotículas de duas matérias-primas para a produção de novos materiais ou materiais digitais. O Digital ABS, por exemplo, é o material mais resistente disponível para o processo PolyJet da Stratasys, muitas vezes utilizado para produzir moldes e cavidades para moldagem por injeção de pequenas tiragens. Com mais de 100 opções de materiais, os usuários da Connex2 podem produzir uma variedade de valores Shore A na mesma peça com elementos rígidos ou transparentes, ou podem combinar Digital ABS com Tango puro para moldar alças e cabos resistentes. A versatilidade da Objet500 Connex2 também a torna ideal para a criação de ferramentas de manufatura customizada, como acessórios e dispositivos.
 
“Após o lançamento da Objet500 Connex3, no início do ano, vimos crescer a demanda por impressoras 3D multimateriais capazes de lidar com uma variedade de aplicações em prototipagem e manufatura, assim como a ferramentaria e moldagem", explica o gerente sênior de marketing de produtos da Stratasys, Ron Ellenbogen. "Fomos capazes de consolidar o sucesso da nossa tecnologia de triplo-jateamento e expandir a família Objet500 Connex com dois sistemas de produção 3D, que estabelecem novos padrões para preços de impressão 3D”.