Volvo e Geely planejam fábrica no Brasil

Duas fabricantes estudam a implantação de uma unidade industrial conjunta em Santa Catarina.

A Volvo estuda a implantação de uma fábrica no Brasil, seguindo o exemplo de suas principais rivais – Audi, BMW e Mercedes-Benz. De acordo com fontes, o Estado que está na frente na disputa para receber a nova unidade industrial é o de Santa Catarina. A vantagem é que já há logística instalada para as plantas da BMW em Araquari, a ser inaugurada no mês que vem, de motores da GM, em Joinville, e da Sinotruck caminhões, em Lages.

A fábrica será em conjunto com Geely, atual proprietária da Volvo e que vai compartilhar, em 2016, uma plataforma com a marca sueca, chamada de CMA. Por ser modular, a base permite que modelos das duas montadoras tenham características bastante distintas. Basta incluir ou retirar módulos, algo similar com o que já acontece com a MQB, da Volkswagen.

A plataforma será usada nas próximas gerações dos modelos Volvo V40, S60, V60 e XC60 e do Geely EC7, além de alguns produtos inéditos.

A nova unidade da Volvo e da Geely devolveria a competitividade da fabricante sueca perante suas competidoras. A planta da Audi começa a operar em 2015, em São José dos Pinhais, no Paraná, e a da Mercedes-Benz em 2016, em Iracemápolis, no interior de São Paulo.

Além disso, a Jaguar deve produzir o XE na planta a ser inaugurada, junto com a Land Rover, em Itatiaia (RJ). O primeiro modelo a sair desta linha, em 2016, será o Discovery Sport.

A nova fábrica também ampliaria a presença no País da Geely, que atualmente vende por aqui o GC2 e o EC7, ambos montados no Uruguai com peças importadas da China.

Em nota, a Volvo do Brasil informou que não há intenção de instalar uma fábrica no Brasil no momento.