Notícias
Há muito tempo se sabe que o hidrogênio para carros deverá ser armazenado em estado sólido e não comprimido em tanques, como no caso do gás natural veicular.
Mas, mesmo com os progressos nos tanques de combustível sólido, eles armazenam pouco hidrogênio, o que está levando alguns pesquisadores a vislumbrar o uso do grafeno para fazer tanques de hidrogênio de alta pressão.
Mesmo com tantos percalços, engenheiros da Agência Espacial Alemã (DLR) usaram o conceito do armazenamento de estado sólido para desenvolver um tanque capaz de manter o hidrogênio armazenado sob baixa pressão a temperatura ambiente.
Inga Bürger e seus colegas o chamam de "tanque combinado", já que ele é formado por uma série de tubos colocados lado a lado.
Cada tubo é preenchido com dois materiais sólidos diferentes, cuja composição não foi detalhada - os pesquisadores se limitaram a dizer que se trata de "ligas metálicas negras" com uma consistência similar à farinha.
"O uso de materiais sólidos no tanque significa que o hidrogênio pode ser armazenado com muita segurança. Mesmo se houver um vazamento, a forte ligação entre o gás e os materiais de armazenamento assegura que o hidrogênio vai escapar a uma velocidade tão lenta que não existe qualquer risco de explosão," disse Bürger.
Esses materiais absorvem o hidrogênio, que se liga a eles quimicamente, o que permite armazenar o gás a uma pressão de apenas 70 bar a temperatura ambiente - isto é, muito melhor do que os 700 bar de um tanque convencional.
Pouca energia
Com um volume total de 10 litros, o tanque combinado possui uma capacidade de armazenamento de 1.400 litros de gás hidrogênio a pressão atmosférica.
Acoplado a uma célula a combustível, o tanque combinado foi instalado em um veículo de testes.
Mas não se anime muito, já que não se trata de um carro movido a hidrogênio - o tanque não teria capacidade para alimentar um carro.
Continua depois da publicidade |
O conjunto tanque e célula a combustível é capaz de gerar eletricidade - 1 kilowatt - suficiente apenas para o ar condicionado e a iluminação do veículo, e apenas por duas horas.
Gostou? Então compartilhe:
Faça seu login
Ainda não é cadastrado?
Cadastre-se como Pessoa física ou Empresa