Alstom assina contrato de 120 milhões de euros com a Tractebel para projeto no Ceará

O comissionamento do projeto Trairí está programado para meados de 2016 e irá gerar 97,2MW.

A Alstom assinou um contrato no valor de 120 milhões de euros com a Tractebel Energia Brasil, maior geradora de energia privada do Brasil, para fornecer aerogeradores ECO 122 para o projeto Trairí II, um parque eólico localizado no Ceará, no nordeste brasileiro. 

O escopo da Alstom inclui o fornecimento de 36 unidades de aerogeradores modelo ECO 122 de 2,7 MW cada. Além disso, a Alstom ficará encarregada da operação e manutenção do parque eólico por dez anos.

Pela primeira vez, os equipamentos da Alstom terão torres de concreto de 119 metros desenhadas especificamente para a ECO 122, e entregues em consórcio com a Freyssinet. Essa nova torre será composta por 11 setores de concreto, o mais baixo com 7,20 metros de diâmetro, para a base da estrutura. Um método exclusivo de instalação baseado em técnicas comprovadas de levantamento hidráulico usadas na engenharia civil será utilizado para facilitar a montagem da nacele e da torre na altura final.

As naceles dos aerogeradores serão fabricadas na unidade industrial da Alstom na Bahia, aproveitando os investimentos da empresa no país.

Yves Rannou, vice-presidente sênior da área eólica da Alstom, afirmou: “O projeto Trairí II será o primeiro a usar nossas novas torres de 119m, o que nos permitirá aproveitar melhor os recursos eólicos, independente das características do vento. Assim, isso confirma o valor que nossos clientes colocam em nossos investimentos para desenvolver aerogeradores inovadores”.

O aerogerador ECO 122 tem um dos maiores diâmetros de rotor entre os modelos com capacidade entre 2 MW e 3 MW no mercado onshore. Ele combina alta potência e alto fator de capacidade para aumentar a produção de energia em regiões de baixos ventos e, portanto, se encaixa perfeitamente com as condições de vento brasileiras. É a mais recente evolução da plataforma ECO 100 da Alstom e o resultado de mais de 30 anos de experiência em design de aerogeradores.


Continua depois da publicidade


A plataforma ECO 100 tem mais de 1000 MW instalados ou em instalação ao redor do mundo, além de mais de 200.000 horas acumuladas de operação desde 2008. Todos os aerogeradores da Alstom são baseados no conceito de rotor exclusivo e comprovado Alstom Pure Torque®, que protege a unidade de tração contra cargas de deflexão, garantindo maior confiabilidade e menores custos de manutenção.

A Alstom está presente no Brasil por quase 60 anos, e é responsável por quase 30% do mercado de geração de energia do país. Desde 2010, a Alstom assina contratos no Brasil para fornecer mais de 2000 MW em projetos eólicos, incluindo o fornecimento de mais de 600 turbinas ECO 122.


Tópicos: