Paraíba recebe centro de pesquisa com Investimento que ultrapassa R$ 6 milhões

Em breve, a Paraíba ganhará um dos mais importantes centros de pesquisa. Trata-se do Tech Center criado pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG) por meio da parceria com Venturus - Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação Tecnológica, um dos mais reconhecidos institutos do Brasil. O Tech Center será instalado no Centro de Tecnologia e Inovação Telmo Araújo - CITTA.

O centro será referência em prototipar e desenvolver produtos e aplicativos para web, telecomunicações fixa e móvel, automação industrial, sistemas otimizados para coleta e análise de dados e outras soluções inteligentes em softwares e sistemas.

Em sua carteira de parceiros, destacam-se grandes nomes mundialmente renomados como Sony, Envision, Compal entre outros, os quais comprovam a qualidade do trabalho e a excelência das soluções desenvolvidas.

O ecossistema de inovação e negócios em atual desenvolvimento oferecido pelo CITTA é o que motivou a criação do centro. Sua instalação irá promover a integração entre academia, empresa e organizações de base tecnológica.

De acordo com o gerente de programas, Marcos Caramelo, a escolha de Campina Grande como localidade para as parcerias estabelecidas pelo Venturus traz em seu bojo a sinergia existente entre as instituições e governos locais "O Venturus está sempre em busca da excelência sendo a melhor opção em P&D, e encontrou no estado da Paraíba, na cidade de Campina Grande, o respaldo necessário para a garantia da inovação e produção intelectual que busca, em especial pelos reconhecidos centros de formação técnica e universidades que ali se encontram. O centro de pesquisa e desenvolvimento a ser criado pela UFCG na parceria com Venturus é singular por seu modelo de inovação associado a resultado".

"Com a atuação enérgica e efetiva da Fundação Parque Tecnológico da Paraíba, do Laboratório de Sistema Embarcados e Computação Pervasiva do Centro de Engenharia Elétrica e Informática da UFCG e do governo municipal e estadual, a iniciativa não teria sido possível" enfatizou.


Continua depois da publicidade


Certamente, a instalação do referido centro vai impactar diretamente na economia local. Sobre isso, o investimento inicial na região é superior a R$ 6 milhões e sua instalação gerará, inicialmente, cerca de 100 vagas diretas por seus programas de capacitação e desenvolvimento de tecnologia.