Walter desenvolve o novo sistema Walter Cut SX

O novo sistema Walter Cut SX pode ser utilizado para corte e abertura de canais em tornos, e também em fresadoras para operação de serrar e fresamento de canais.

Confiabilidade de processo é fundamental para operações de corte e abertura de canais, especialmente quando a ferramenta faz um corte profundo na peça. O novo sistema Walter Cut SX atende perfeitamente esse requisito com seus insertos de uma aresta. Quando são utilizados insertos com duas arestas de corte, a profundidade é limitada de acordo com o comprimento do inserto, não atendendo as especificações de alguns clientes, que exigem profundidades maiores.

Uma das principais características do sistema SX é o design de fixação do inserto, que evita que os insertos se percam quando estão submetidos a altas cargas na direção do avanço, produzindo forças de retenção extremamente altas sem dificultar o fluxo de cavacos. 

O alojamento também tem uma superfície de contato na parte traseira para suportar o inserto, transferindo as forças de corte para a parte fixa da ferramenta. Esta distribuição engenhosa da força garante confiabilidade ao processo e permite aumento da produtividade graças aos altos parâmetros de corte permitidos. Uma chave especial para a troca do inserto é fornecida, o que permite a substituição em apenas uma operação. 

Os insertos são fornecidos nas classes Tiger•tec® Silver PVD WSM33S e WSM43S para aço, aço inoxidável e materiais de difícil usinabilidade, em três geometrias: CE4 (geometria universal  com aresta de corte resistente para taxas de avanço médias e altas), CF5 (altamente positiva, para materiais de cavacos longos e taxas de avanço médias) e CF6 (afiada, para diâmetros pequenos ou tubos de paredes finas e taxas de avanço baixas). Todos os insertos de abertura de canais podem ser fornecidos nas larguras de 2 a 6 mm. 

Dependendo da aplicação, os novos insertos podem ser usados em:

A)    Porta-ferramentas monobloco do tipo G2012 para corte, com refrigeração interna para profundidades de corte de 33 a 65mm. O refrigerante flui através do topo do grampo diretamente na aresta de corte, maximizando a produtividade, a vida útil e a confiabilidade do processo.

B)    Lâminas de corte com haste reforçada do tipo G2042, para processos em que o espaço é limitado, mas é necessário um alto nível de estabilidade. Estas lâminas também podem ser usadas em profundidades de corte acima de 33 a 65mm e é a primeira escolha onde lâminas de corte robustas precisam ser usadas. 

Uma variação destas ferramentas são as lâminas de corte profundo G2042 em uma versão neutra para abertura de canais e corte de 60 a 160 mm. Seus recursos particulares são alojamentos de dois insertos e uso universal. 

C)    Um destaque adicional da Walter Cut SX é que os insertos podem ser utilizados em fresas de corte. Além das ferramentas já mencionadas, a Walter lançou a fresa de corte F5055 da série Blaxx™, cujo conceito abrange ferramentas robustas, grande segurança de processo e muito mais produtividade, com um alto nível de precisão na excentricidade axial e radial. Em conjunto com os insertos Tiger•tec® Silver e a  estabilidade do sistema de fixação,  estes requisitos estão presentes inclusive em operações de serrar e corte em máquinas de fresamento. 


Tópicos: