Toyota se prepara para lucro estagnado depois de bonança do último ano

A maior montadora do mundo em vendas espera que o lucro líquido caia 2,4% para 17,5 bilhões de dólares no ano fiscal até março de 2015.

A Toyota Motor alertou que os lucros podem cair neste ano fiscal à medida que o impulso em exportações que a companhia e outras montadoras japonesas ganharam com a acentuada depreciação do iene nos últimos 18 meses perde força.

Para o presidente Akio Toyoda, a "calmaria" no horizonte impõe um desafio diferente ante os principais eventos que marcaram os seus cinco anos no cargo, como os grandes recalls de 2010, o tsunami de 2011 no Japão e o boicote aos produtos japoneses por consumidores chineses após uma disputa territorial no final de 2012.

A maior montadora do mundo em vendas disse nesta quinta-feira (8) que espera que o lucro líquido caia 2,4 por cento para 1,78 trilhão de ienes (17,5 bilhões de dólares) no ano fiscal até março de 2015. A cifra fica bem abaixo dos 2,03 trilhões de ienes estimados por 24 analistas em pesquisa da Thomson Reuters I/B/E/S.

Embora a Toyota tipicamente divulgue previsões conservadoras, a queda é uma inversão acentuada de uma quase duplicação do lucro líquido no exercício encerrado em 31 de março, a um recorde de 1,82 trilhão de ienes, num resultado impulsionado pelas exportações.

Toyoda disse a jornalistas em Tóquio que os lucros deste ano podem cair com a empresa enfrentando um mercado japonês de automóveis em encolhimento, atingido por um aumento de impostos de vendas em abril, e por um hiato no lançamentos de veículos.

No futuro, disse o executivo, ele quer que a Toyota possa desenvolver um crescimento estável a longo prazo em vez de oscilar entre extremos de lucro, como no ano passado, ou de perda depois de grandes recalls ou desastres naturais.